Quais ações são eficazes para influenciar as vendas e aumentar a confiança do consumidor quando o assunto é o varejo digital?
Segundo Sucharita Mulpuru, vice-presidente e principal analyst da Forrester Research, vale a pena prestar atenção em:
_ Mobile e Design Responsivo
20% das vendas acontecem via dispositivos móveis, sejam tablets ou smartphones. Por isso, vale a pena investir em um design responsivo para o site da empresa, permitindo uma melhor experiência de compra pelo consumidor.
_ Aplicativos que criam soluções específicas
Algumas empresas estão usando os dispositivos móveis para aumentar a satisfação dos clientes, como delivery de pizza, reposição de medicamentos ou agendamento de táxis. “Há menos erro nesse processo de conclusão da transação”, explica Sucharita, que aposta no investimento em tecnologia para aumentar a satisfação dos clientes.
_ E-mail marketing
Para quem pensa que o e-mail morreu, Sucharita destaca que este ainda é um dos meios mais eficazes para comunicar suas ofertas a seus clientes. Cerca de 30% dos consumidores souberam das ofertas da Cyber Week por e-mail.
_ Frete grátis
O consumidor ainda espera que o varejista assuma a despesa do envio da mercadoria. Por este motivo, o frete grátis é o calcanhar de aquiles do comércio eletrônico na opinião de Sucharita. Para a especialista, o tema ainda vai render grandes disputas, principalmente com o surgimento de outras alternativas, como o uso dos drones (robôs), frente à crise dos sistemas de correios aqui nos Estados Unidos (que atrasaram a entrega dos presentes de Natal).