Esta edição da NRF Retail’s Big Show está dando grande destaque para o empoderamento feminino. Como parte desta iniciativa, o evento realizou o painel “Poder do conjunto: as mulheres sozinhas podem ser poderosas, mas juntas têm um tremendo impacto”, sobre as políticas que as empresas estão desenvolvendo para ajudar as mulheres a se desenvolverem e chegarem à liderança.
O painel foi moderado por Sarah Alter, presidente e CEO da Rede de Mulheres Executivas e, contou com a presença de Diane Dietz, Presidente e CEO da Rodan + Fields; Andy Dunn, co-fundador da Bonobos e atual SVP de marcas de consumo digital no Walmart, e Rebecca Minkoff, fundadora da marca global de moda que leva seu nome.
Diane contou que, em 2008, quando estava em negociações com a Safeway para o cargo de vice-presidente executiva e diretora de marketing (cargo anteriormente ocupado por Brian Cornell, agora presidente e CEO da Target Corp), ela se viu pensando que seu pagamento seria menor que o dele, provavelmente porque tinha menos experiência. Então seu marido a impediu de pensar assim e a incentivou a pedir o salário que merecia.
Dietz, que agora é presidente e CEO da Rodan + Fields, percebeu que estava negociando contra ela mesma. É algo que as mulheres costumam fazer, mas, sem uma mudança de pensamento – entre as mulheres e os homens que as apoiam – isso não vai mudar.
Os palestrantes adotaram uma visão ampla das barreiras que permanecem, mas também falaram de esforços individuais para ajudar a derrubar essas muralhas. Minkoff falou sobre ouvir as necessidades e desejos de sua força de trabalho corporativa feminina. Um resultado: o expediente de segunda-feira começa às 10h; e, às sextas-feiras termina às 15h. A iniciativa foi projetada para dar aos trabalhadores mais tempo para passar com a família.
Além de entregar as rédeas de Bonobos a uma mulher no último ano (para a nova CEO Micky Onvural), Dunn tornou-se membro do conselho da Rede de Mulheres Executivas e escreveu sobre o privilégio masculino, os direitos e seus próprios preconceitos inconscientes. Mas ele também falou da necessidade de entender as nuances da compensação quando se trata de desigualdades de gênero, olhando não só para a remuneração atual, mas também para quando e com que frequência ela pode aumentar, além de opções como ações, bônus e realocação.
De acordo com Dunn, quando as conversas sobre esses fatores começam, elas muitas vezes se deparam com o silêncio, mas mesmo assim elas devem ser transparentes, abertas e espirituosas. “Se algo está incomodando você”, ele disse, “você tem que ter a coragem de falar sobre isso. Crie essas conversas desconfortáveis e bagunçadas, porque, até que todos estejamos dispostos a fazer isso individualmente para sermos os agentes dessa mudança, não chegaremos lá. ”
A necessidade de coragem e vontade de falar sobre as discrepâncias se tornou o tema da conversa, com Rebecca acrescentando que as mulheres ainda estão “muito mais confortáveis falando sobre sexo do que dinheiro”.
Sarah perguntou aos membros do painel como eles poderiam ajudar a evitar o isolamento de mulheres que chegam à liderança. Diane, que chefiou uma equipe masculina e, principalmente, com homens mais velhos, concordou que a liderança pode, de fato, ser um fator de isolamento, especialmente no começo.
“Eu percebi que você tem que encontrar aliados”, disse ela. “Tanto homens quanto mulheres podem ser aliados incríveis… Agora estou em uma empresa fundada por mulheres e, quando entrei na empresa, a equipe executiva era quase toda feminina. Foi engraçado – eu disse ao recrutador: “Precisamos de mais homens.” O recrutador disse que era a primeira vez que ouvia isso”. A executiva afirmou: “A diversidade é importante em todas as frentes. Não é ótimo serem apenas mulheres, e, certamente, não é ótimo serem todos homens. A diversidade é sobre como somos diferentes e aproveitamos essa diferença.”. Para ela, as mulheres são simplesmente diferentes dos homens. “Temos que trabalhar em um ambiente em que sentimos que podemos trazer nosso jeito de ser ao trabalho”, explicou.
Dunn fechou a apresentação falando com os homens na plateia. Ele os encorajou a encontrar uma maneira para, no próximo ano, experimentar a sensação de pertencer a uma minoria, seja participando de um evento da Rede de Mulheres Executivas ou de um grupo voltado para a comunidade LGBTQ.
“É importante se tornar uma minoria para entender a diferença”, disse ele. Muitas das conversas sobre desigualdades são “entre mulheres sobre mulheres” e isso não é suficiente.
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RETAIL TRENDS PÓS NRF 2019
Confira os principais insights e conceitos apresentados durante a NRF Retail’s Big Show 2019
O evento traz um conteúdo exclusivo sob a curadoria dos especialistas do Grupo GS& que estiveram em Nova Iorque e traduzem para o público nacional a melhor forma de aplicar as tendências e novidades mundiais na realidade brasileira.
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