À medida que mais consumidores buscam produtos sustentáveis, os varejistas estão aumentando a variedade de produtos disponíveis. Os consumidores que procuram reduzir os seus resíduos podem encontrar uma variedade de produtos em recipientes reutilizáveis ou recarregáveis ou produtos feitos com materiais recicláveis ou compostáveis.
A sustentabilidade será pauta mais uma vez do Retail’s Big Show, evento é organizado pela NRF (National Retail Federation), entidade responsável pelo varejo norte-americano, que começa neste domingo, 15, e segue até terça-feira, 17.
A Target está tornando mais fácil para os consumidores encontrar produtos com alegações ambientais específicas na loja e online com seu programa programa Target Zero. Os programas Built for Better do Walmart e Climate Pledge Friendly da Amazon também identificam produtos mais sustentáveis.
Produtos feitos de materiais sustentáveis
O mundo da moda está vendo uma crescente variedade e disponibilidade de materiais mais sustentáveis, incluindo algodão orgânico, couro feito de cogumelos e outros materiais à base de plantas e tecido feito de tecidos reciclados ou plásticos reciclados. Informações sobre esses materiais sustentáveis podem ser encontradas em etiquetas de vestuário ou através de códigos QR em sites de varejo.
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Produtos “usados com delicadeza”
Os varejistas estão tornando mais fácil para os consumidores comprarem produtos usados de alta qualidade, economizando dinheiro e criando benefícios de sustentabilidade.
A tendência de revenda no varejo continua a crescer, com o aumento de consumidores interessados em comprar produtos “usados suavemente” ou recondicionados por razões que incluem economizar dinheiro e ser mais sustentável.
Mais de 100 varejistas que vão desde REI e Patagônia até Levi’s e Coach estão vendendo mercadorias de propriedade anterior.
Opções inovadoras de propriedade do produto
A Best Buy introduziu recentemente um programa que permite aos consumidores alugarem computadores Apple MacBook, com opção de compra ou atualizar para produtos mais novos antes do pagamento final. O modelo é parecido com alugar um telefone como parte de um plano de telefone celular ou alugar um carro com a opção de comprá-lo no final do aluguel.
Do ponto de vista da sustentabilidade, essa abordagem cria incentivos para que os consumidores devolvam os produtos em boa forma para que o varejista ou fabricante possa recondicionar e revender ou reciclar adequadamente o produto.