A fabricante de automóveis elétricos chinesa BYD está em negociações para comprar a Sigma Lithium, maior mineradora de lítio do Brasil, aponta reportagem do jornal Financial Times. O negócio tem potencial para movimentar aproximadamente R$ 14,3 bilhões, considerando a avaliação da companhia.
A empresa é dona de uma operação de mineração de lítio no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e sua aquisição seria uma maneira de garantir matérias-primas para seus veículos.
No ano passado, chegaram a circular rumores no mercado dando conta que a empresa estava na mira de Elon Musk, dono da Tesla.
Meses depois, a Signa informou que estava avaliando propostas para vender sua operação, mas não anunciou quem seriam os potenciais compradores.
Já no final de 2023, divulgou um comunicado informando que estaria em estágio final de revisão estratégica, o que envolveria a listagem primária na Nasdaq e na bolsa de valores de Cingapura.
BYD supera Tesla em base trimestral
A BYD superou pela primeira vez a Tesla como maior vendedora mundial de veículos elétricos em uma base trimestral, um sinal da força emergente da China no mercado global de carros movidos a bateria.
A empresa relatou a venda de mais de 526.000 veículos totalmente elétricos no quarto trimestre de 2023, em comparação com as vendas da Tesla de quase 485.000 no mesmo período. Tesla permaneceu à frente da BYD durante todo o ano.
A fabricante de carros elétricos de Elon Musk disse na terça-feira que entregou cerca de 1,81 milhão de EVs em todo o mundo em 2023, cumprindo sua orientação para o ano inteiro e superando ligeiramente as expectativas de Wall Street.
O valor foi 38% superior ao do ano anterior, mostrando que a taxa de crescimento da Tesla abrandou ligeiramente à medida que a empresa entrou num capítulo cada vez mais competitivo definido por uma expansão mais gradual e margens de lucro mais estreitas.
Em comparação, a BYD vendeu quase 1,6 milhão de veículos movidos a bateria no ano passado, um aumento de mais de 70% em relação a 2022.
Nos EUA, alguns fabricantes de automóveis estão descobrindo que menos pessoas estão dispostas a usar a eletricidade do que esperavam, à medida que persistem as ansiedades sobre encontrar locais suficientes para cobrar publicamente e as taxas de juros mais elevadas tornam os carros mais difíceis de adquirir. A fabricante rival de veículos elétricos Rivian Automotive também disse na terça-feira que entregou 50.122 EVs no ano passado, abaixo das expectativas de Wall Street.
As vendas de veículos da empresa no quarto trimestre caíram 10% em relação ao terceiro trimestre, apesar de um aumento na produção da fábrica. Suas ações recuam mais de 10% nas negociações de hoje.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock