O varejo alimentar nos EUA vem crescendo de maneira inesperada. E com um aumento surpreendente de canais, as despesas alimentares estão migrando dos costumeiros supermercados e hipermercados para formatos mais convenientes, como e-commerce, drive-thru e clique e retire. Esse foi um dos temas abordados por Michelle Evans, líder global de varejo e insights do consumidor digital da Euromonitor International, em um dos painéis da NRF 2025.
“Estamos vendo uma certa confusão entre ocasiões alimentares. As ocasiões de refeições também estão se confundindo e podemos ver essa mudança também em termos de gastos”, revelou Evans.
Para 2025, a previsão é de um aumento de 5% no comércio eletrônico de produtos alimentares, enquanto os serviços alimentares estão em trajetória de crescimento de 2,7%, em comparação com apenas 1% para o setor alimentar norte-americano em geral.
Mesmo no setor de supermercados online, disse Evans, os dados são surpreendentes. Embora o varejo alimentar online seja dominado por Amazon e Walmart, “a história é mais sutil em termos de onde eles estão tendo sucesso e falhando”, revelou.
Para produtos não comestíveis, a Amazon é o player dominante, impulsionada pelo Prime e pelos serviços de assinatura. O Walmart aumentou sua participação em itens não comestíveis, com um crescimento de 2,64% desde 2022.
Quando se trata de itens comestíveis, que possuem uma cadeia de abastecimento mais complexa, o Walmart é líder sobre a Amazon, aumentando sua participação geral em 5,9% desde 2022. Da mesma forma, revelou Evans, o Walmart domina em itens comestíveis não perecíveis, aumentando sua participação em 7,8% desde 2022.
Para alcançar esses ganhos, o Walmart aproveitou sua vasta rede de lojas como centros de distribuição e entrega, bem como locais de atendimento “clique e retire”. O gigante varejista também fez investimentos na sua cadeia de abastecimento e registou um aumento em produtos de compras semanais, como lacticínios, carnes processadas e frutos do mar, assim como refeições e sopas.
Valor e alcance
Outra tendência conflitante que afeta a evolução do varejo de alimentos é a questão de preço x valor. “A ideia de encontrar uma promoção ainda é a principal motivação para fazer compras, mas está em declínio”, revelou Michelle Evans.
Quando a Euromonitor explorou mais profundamente os números, descobriu um aumento nos consumidores norte-americanos que afirmaram ter feito compras de marcas e varejistas que consideravam autênticos e que se alinham com os seus valores pessoais. E até chegaram a boicotar algumas marcas ou empresas que não compartilham alguns dos seus valores sociais ou sociais.
De acordo com o Euromonitor, 30% dos consumidores digitais disseram que compram de marcas que se alinham com os seus valores e 27% disseram que boicotam aquelas que não o fazem.
Enquanto as compras de alimentos continuam sendo influenciadas pela digitalização (58% dos consumidores pelo mundo afirmaram que procuram compras de alimentos online) e os consumidores desfrutam de mais opções de canais, o caminho se torna cada vez mais desafiador. Isso significa que as empresas devem ter estratégias de distribuição mais completas em diversas plataformas.
“À medida que as expectativas de compra continuam evoluindo e aumentando, o desafio é conseguir proporcionar o nível de conveniência esperado aos consumidores”, revelou Evans, destacando que os comerciantes têm de alcançar os consumidores onde eles estiverem, desde os smartphones até o mercado de bairro.
Para se adaptarem, as lojas estão se tornando não apenas um local de descoberta, mas cada vez mais, centros de distribuição. “A tecnologia continuará a ser essencial para o crescimento contínuo tanto online quanto offline”, finalizou Michelle Evans.
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