Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

5 truques que lojas usam para os clientes gastarem mais

Redação de Redação
14 de março de 2017
no Destaque do dia, Malls, Mercado&Consumo, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos

A vida não está nada fácil para quem tem um negócio no mundo do comércio. A crise econômica vem prejudicando os resultados do setor – apenas no acumulado de 2016, as vendas no varejo enfrentaram um recuo de 6,2% em relação ao ano anterior.

Por isso, o empreendedor precisa desenhar uma nova estratégia de negociação de produtos e serviços se quiser sobreviver. Nessa hora, vale a pena se inspirar no que outros comércios bem sucedidos já fazem: usar técnicas simples e gratuitas para fazer seus consumidores gastarem mais.

A arquiteta e designer Cris Paola se especializou na montagem de negócios, e faz uso de alguns de truques de incentivo ao consumo aprendidos em anos de experiência.

“O primeiro passo é saber quem é o seu público-alvo, antes mesmo de adquirir um ponto comercial e desenhar seu projeto de loja”, explica. “Você só terá um bom negócio e gerar facilidade ao seu cliente se conhecer os hábitos dele, e a partir daí ver quais técnicas fazem sentido no seu ramo de atuação”.

Paola elencou as técnicas mais comuns que sugere a empreendedores em seu dia a dia de montagem de lojas.

Confira, a seguir, cinco truques usados pelos comércios para fazer seus consumidores gastarem mais:

1. Entre pela direita, saia pela esquerda

Destros são a maioria em todos os povos – e não é diferente no Brasil. E, se sua loja promover o movimento que um destro faria, eles se sentirão mais à vontade para olhar os produtos.

“O layout da sua loja, incluindo a arquitetura e o design de interiores, deve ter como objetivo promover uma circulação clara”, explica Paola. Ou seja: o consumidor deve se sentir inconscientemente confortável em fazer o ciclo de entrada, localização de cada categoria de produtos, caixa e saída.

A arquiteta recomenda, por exemplo, fazer a entrada de uma loja pelo lado esquerdo e a saída pelo lado direito da fachada.

Isso porque o destro tende, naturalmente, a fazer uma circulação no sentido de esquerda para a direita. Os melhores produtos também podem ser colocado à direita da entrada, porque o olhar do consumidor costuma ser para esse lado primeiro.

2. Uma recepção relaxante

Você já deve ter visto alguma loja tão abarrotada de produtos que, já na porta no estabelecimento, a claustrofobia toma conta com tantas prateleiras e araras.

É por isso que o primeiro metro do seu negócio deve ser um espaço voltado para reduzir a velocidade do consumidor – ele costuma entrar na loja após passar por uma série de estímulos, como trânsito, calçadas barulhentas e distrações de lojas concorrentes.

“Faça o que chamamos de ambientação de compras: acostume seu consumidor a deixar todas as informações do mundo exterior lá fora, e focar apenas nos seus produtos e serviços”, diz Paola.

“A entrada da loja deve ser limpa e relaxante, com os produtos mais recuados. Se você deixar itens logo na porta, o cliente nem vai percebê-los, porque estava com a cabeça nos estímulos anteriores que recebeu.”

3. Experimentação: ambiente chamativo e produtos à mão

Ao desenhar sua loja, não pense apenas em como vender produtos e serviços: pense em como criar uma experiência de consumo.

“A loja deve fazer com que seu público-alvo sinta vontade de entrar. Cada vez mais bares e restaurantes, por exemplo, não são espaços apenas para sentar e comer. Há toda uma ambientação. Se seu bar é viking, tenha decoração viking”, explica Paola.

Além da decoração do ambiente, um ponto importante para quem vende produtos é estimular o contato do cliente com eles por meio dos sentidos.

Por exemplo: se você possui uma loja de brinquedos, invista em uma fachada colorida e faça prateleiras nas quais as crianças possam olhar e mexer nos produtos; é possível também oferecer balas e sucos. Já se você possui uma loja de cosméticos e perfumes, ofereça a possibilidade dos consumidores poderem experimentar. Tudo isso ajuda na venda.

4. A iluminação só destaca o essencial

Muitos lojistas não acham necessário investir muito em iluminação. Porém, ela faz toda a diferença na hora fazer seus clientes gastarem mais ou menos nos seus produtos.

“A iluminação faz o produto aparecer e demonstrar sua qualificação certa. Uma iluminação errada pode fazer o produto não ser vendido”, diz Paola.

Um exemplo são as joalherias: é fundamental mostrar bem as joias para garantir as vendas de um produto de ticket médio tão alto. Há uma iluminação de cor específica: apenas jogar uma luz branca em toda a loja não valoriza as peças dispostas.

O mesmo vale para vitrines: aposte em uma iluminação que valorize cada produto, e não em uma luz homogênea em todo o ambiente. Vendo sempre a mesma luz, o cliente pode passar direto por roupas de uma coleção nova ou pelo novo celular do momento, por exemplo.

5. Distribuição das peças ajuda a vender mais

Pense em uma loja de roupas que possui peças femininas, masculinas e infantis, mas seu público-alvo são mesmo as mulheres. Onde ela deve colocar esses produtos?

Se você respondeu no começo da loja, está enganado: os produtos mais interessantes devem estar visíveis, mas mais afastados da entrada.

“Se você colocar logo na entrada, a consumidora irá olhar aquela arara e logo ir embora. Mas, se colocar no final do ciclo de compras, ela pode passar por outras peças e isso pode ativar outros desejos. A forma de dispor os produtos a serem vendidos pode fazer com que a pessoa consuma mais, desde que o empreendedor saiba exatamente quem é seu público”, explica Paola.

Nesse caso, a cliente poderia tanto comprar presentes para outras pessoas quanto comprar mais peças para ela mesma. É um fenômeno que chamamos de “venda cruzada”: o consumidor leva produtos que nem estava pensando em adquirir.

“No supermercado, por exemplo, você põe uma cerveja em oferta coloca salgadinhos ao lado, para incentivar a complementaridade. Ou deixa produtos atraentes e úteis na fila do caixa, para ativar necessidades enquanto o cliente espera para ser atendido.”

Fonte: Exame

Postagem anterior

Recursos, seres ou talentos: o mais importante é que são humanos

Próxima Postagem

Varejista francesa Fnac pode se tornar acionista do Deezer

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado
Economia

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril
Varejo

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre
Economia

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil
Indústria

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária
Indústria

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025
Incorporação da BRF prevê prêmio de até 38% aos acionistas da Marfrig
Economia

Incorporação da BRF prevê prêmio de até 38% aos acionistas da Marfrig

16 de maio de 2025
Bancos passam a oferecer portabilidade de consignado para empregados CLT
Economia

Bancos passam a oferecer portabilidade de consignado para empregados CLT

16 de maio de 2025
Próxima Postagem

Varejista francesa Fnac pode se tornar acionista do Deezer

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.