A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, anunciou nesta segunda-feira, 13, a entrada no mercado de jogos eletrônicos com o lançamento da plataforma GameX Play, desenvolvida em parceria com a empresa francesa Digital Virgo.
Com isso, a Algar torna-se a primeira companhia do setor de telecomunicações no País a oferecer o serviço de jogos na nuvem, isto é, que são acessados remotamente e dispensam o uso de um console físico.
Esse é um mercado crescente ao redor do mundo. Segundo estimativa da consultoria Newzoo, havia 31,7 milhões de usuários pagantes de serviços de jogos em nuvem no fim de 2022, gerando um faturamento de US$ 2,4 bilhões.
O GameX Play, da Algar, reúne cerca de 300 títulos, dos clássicos aos atuais, em diversas categorias, como aventura, estratégia e retrô. Entre os jogos disponíveis estão Battlegrounds, Fortnite, MotoGP 20, Tennis World Tour, Darksiders Metal Slug e Tetris, por exemplo.
O valor da assinatura será de R$ 29,90/mês. Neste primeiro momento, a plataforma de jogos está disponível para os clientes de Uberaba (MG), mas a empresa trabalha em um plano de expansão para o restante do País.
A plataforma foi desenvolvida por meio do Brain, centro de inovação fundado pela Algar e que possui a sua sede em Uberlândia (MG), com filiais em São Paulo, Recife e Lisboa. O foco das pesquisas são nas áreas de internet das coisas, nuvem e 5G, pensando em negócios para indústria, agropecuária, saúde e pequenas e médias empresas em geral.
“O principal diferencial é a democratização do acesso aos games, já que podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo, como smartphones, tablets e notebooks, sem a necessidade de um computador específico ou console. É a solução de uma dor do consumidor, pois, muitas vezes, os títulos e videogames possuem preços bastante elevados e não são acessíveis a todos os públicos”, afirmou Zaima Milazzo, presidente do Brain.
Com informações de Estadão Conteúdo (Circe Bonatelli)
Imagem: Shutterstock