É improvável que alguém não perceba uma loja vestida de ovo de páscoa, seja o da KitKat®, da Nestlé, seja o da Lacta, da Mondelez. Com essa estratégia de retail media para o ponto de venda, feita entre a indústria, a marca e o varejo alimentar, ao menos a atenção dos consumidores está garantida. A rede Oxxo, de mercados de proximidade, aposta desde 2023 em ações de marketing desse tipo, denominadas “lojas emblemáticas”.
Segundo o Oxxo, as lojas emblemáticas fazem parte de uma estratégia de trade marketing, que envolvem inovação e cocriação, para dar visibilidade aos parceiros no ponto de venda.
“Assim como uma estratégia de retail media, as lojas emblemáticas também oferecem alta visibilidade, reforçando os elementos que as diferenciam dos estabelecimentos tradicionais, com espaços temporários que surpreendem pela sua criatividade e inovação. Essas estratégias buscam gerar impacto e autenticidade para a nova jornada de compra e experiência do nosso consumidor, além é claro de aumento de volume de vendas, aumento de ticket médio e gerar experimentação de produtos”, informou a rede por meio de sua assessoria de imprensa.
Imersão no PDV
As lojas emblemáticas contam com decoração diferenciada para promover experiência memorável para os clientes no ponto de venda (PDV). As unidades selecionadas para as promoções, realizadas durante o mês de março, estão localizadas em Campinas, no interior de São Paulo.
O Oxxo Idiomas, no Cambuí, foi transformado em um grande KitKat®. O slogan icônico da marca, Have a break (dê um tempo, faça um intervalo), ficou em destaque com um letreiro feito de led. Ao redor da loja, foi instalada uma cerca no formato das barras do chocolate. E uma dessas barras, produzida em tamanho gigante, foi instalada próxima à entrada e saída dos clientes.
O interior da unidade também foi decorado com mobiliários de KitKat®, transmitindo a experiência do break da marca, e recebe diariamente promotores dos chocolates KitKat e Mini Moments, que oferecem degustação gratuita aos visitantes.
“Estamos proporcionando uma experiência de compra diferenciada nos pontos de venda. Ao criar ambientes imersivos, decorados com espaços dedicados para fotos e instagramáveis, degustação e mais, reforçamos o compromisso de proporcionar não apenas praticidade, mas também um break único”, destaca Tatianna Perri, diretora de Marketing de KitKat®.
Experiência que aguça os sentidos
A loja Oxxo Dom Francisco, na região da Nova Campinas, foi embrulhada para a Páscoa. Com a aposta da Mondelez no ovo Lacta tradicional para a fachada da unidade, toda a frente do mercado ganhou os tons de azul pelos quais a marca ficou conhecida.
A unidade foi aromatizada com essência de chocolate logo na entrada. No interior do mercado, o cliente se depara com um túnel de ovos e uma parreira com as delícias da Páscoa. Toda ambientação interna busca comunicar o programa global de sustentabilidade do cacau Cocoa Life, da Mondelez International, dona da Lacta.
“O mercado de proximidade é um dos estratégicos da Mondelez Brasil. Reconhecemos a crescente demanda por alimentos práticos e rápidos de consumir, especialmente, em meio ao estilo de vida agitado dos brasileiros. Somos uma empresa de snacks e este é o nosso propósito”, afirma o diretor sênior de Vendas da Mondelez Brasil, Andre Plana. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento contínuo de nossas marcas, também nos pontos de venda, onde eles são consumidos ou adquiridos”, complementou Plana.
Seleção das lojas
O projeto é executado pelo Oxxo México, país de origem da marca e responsável pela ação das chamadas lojas emblemáticas. No varejo brasileiro, a proposta teve início no final de 2023 com a Bauducco. De acordo com a rede, o objetivo é transformar a fachada das lojas em projetos criativos e, ao mesmo tempo, tornar-se uma ferramenta de visibilidade e conexão com os clientes.
A escolha das lojas acontece em parceria com a indústria. A entrega da comunicação visual do projeto está intrinsecamente relacionada à unidade que pode apresentar os melhores resultados para o parceiro ou que faça sentido para a proposta de valor. “Desde a inauguração da primeira loja, essa cocriação é reforçada com o objetivo de construir e consolidar as relações com os clientes, ganhando uma maior força entre as marcas”, informou a rede.
Para além das unidades emblemáticas, o Oxxo ampliou o sortimento de chocolates e preparou diversas promoções. De acordo com Camila Assis, head de Marketing e Comunicação Externa do Grupo Nós, a Páscoa é uma das grandes datas do varejo no País e reforça um momento de celebração, com produtos sazonais, como os ovos e chocolates para presente.
“Chocolate é uma das nossas principais categorias e, na Páscoa, esse item ganha ainda mais protagonismo. Para oferecer boas opções aos nossos consumidores, fechamos grande parcerias com indústrias e, em relação ao ano passado, ampliamos em 50% o número de lojas que terão displays exclusivos com os produtos relacionados à data. Além do tradicional ovo de Páscoa, nosso foco será em itens para presentear”, comenta.
Para finalizar o pacote de novidades, as lojas receberão uma linha de foodservice: churros de doce de leite e creme de avelã. “Enxergamos a Páscoa como uma ótima oportunidade de crescimento. Para isso, desenhamos uma estratégia completa, para alcançar todos os públicos e momentos de consumo”, completa Camila.
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