Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O começo da retomada

Redação de Redação
14 de abril de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Pontos comerciais, Shopping centers
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Hirai *

O varejo amarga a maior queda nas vendas dos últimos anos. Os consumidores recuaram e as lojas permanecem vazias. As expansões de novas lojas diminuíram drasticamente e a vacância de imóveis comerciais e de lojas em shoppings aumentou. O desemprego atinge índices históricos.

Como alento, nos últimos dias temos visto a cotação do dólar baixar e a bolsa subir por conta do cenário desfavorável ao Governo na votação do impeachment, prevista para o próximo domingo.  O ânimo dos analistas do mercado financeiro é tão positivo que alguns deles não descartam a queda do dólar para até R$ 3,00 no caso de o impeachment ser aprovado e a bolsa brasileira vive a esperança do primeiro ano de alta desde 2012. Este movimento pode significar o início do desmonte das posições formadas pelo mercado nos dois últimos anos, especialmente após o início do segundo mandato de Dilma.

Naquela época, o pessimismo fez com que os investidores buscassem proteção, comprando grandes quantidades de dólar, o que elevou o valor da moeda no período. Agora, com os votos a favor do impeachment ganhando força nas sondagens publicadas por jornais e a perspectiva de surgimento de um novo governo pró-reformas, os investidores passam a devolver estas posições, vendendo dólar no mercado futuro, em quantidade proporcional ao que compraram nos anos anteriores. Se este movimento perdurar por mais um período, brevemente poderemos verificar inicialmente de forma tímida, mas com viés de alta, a volta a retomada da confiança do consumidor, algo muito importante para a uma nova fase para as vendas do varejo.

Este sentimento do consumidor está intimamente ligado ao estado geral da economia e de suas finanças pessoais. Quando o consumidor está satisfeito e otimista em relação ao futuro, tende a gastar mais; quando está insatisfeito, pessimista, gasta menos. A confiança do consumidor, portanto, atua como fator redutor ou indutor do crescimento econômico e sinaliza as suas decisões de gastos e poupança futuras, norteando a antecipação dos rumos da economia no curto prazo.

Logicamente, mesmo com a troca de Governo, não teremos uma melhora da economia tão rapidamente. As perspectivas são de que ainda este ano teremos crescimento negativo do PIB e em 2017, ainda com dificuldades, com a retomada do crescimento previsto apenas à partir de 2018. Mas existe de fato a sensação de que estamos no fundo do poço e de que pior do que está, não ficará. Um dado importante divulgado pelo IBGE recentemente, foi a alta de 1,2% registrada nas vendas do varejo em fevereiro ante janeiro deste ano, muito em função da redução no ritmo de aumento de preços no comércio varejista que foi de apenas 0,1% em fevereiro.

Recentemente, Flávio Rocha, presidente da Riachuelo, fez uma declaração de que após o impeachment, acredita que a retomada dos investimentos na economia real seria “instantâneo”. “É o que está acontecendo na Argentina. Não precisou de dez dias para a criação de um círculo virtuoso”, disse o executivo.

A propósito, usando o exemplo da Argentina, nos quatro meses desde que o antigo prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, foi eleito presidente, o país se tornou um ímã para os investidores globais. A mudança de rumo na política argentina com a chegada do novo presidente, que tem perfil mais liberal que sua antecessora, Cristina Kirchner, vem gerando uma onda de otimismo no ambiente de negócios do país. Com uma nova postura avessa às barreiras protecionistas e mais amigável ao capital estrangeiro, o país voltou a atrair a atenção de empresas do mundo inteiro.

Em suma, vamos torcer para que “dias melhores venham”. Chances existem.

Boas vendas!

*Marcos Hirai ([email protected]) é sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate

Postagem anterior

As marcas em tempos turbulentos

Próxima Postagem

Por que ter lojas iguais se o comportamento do consumidor é diferente?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem

Por que ter lojas iguais se o comportamento do consumidor é diferente?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.