Com 55 milhões de pessoas no Brasil, a população acima de 50 anos é responsável por movimentar quase R$ 1,8 trilhão na economia. Para atender a esse público, a Farmarcas, administradora de redes associativista de farmácias, lançou o programa Mais Longevidade, que traz uma série de mudanças em suas lojas, como novas linhas de produtos, mudanças no mix, reformulação de espaços em loja e novas estratégias para a gestão da categoria sênior.
Entre as mudanças está o agrupamento de produtos para aferição de pressão, fraldas geriátricas, suplementos nutricionais e medicamentos OTC em áreas estratégicas das lojas, além de corredores mais amplos e espaços mais confortáveis. A entidade também selou parcerias comerciais para passar a vender uma linha própria e exclusiva de suplementos e vitaminas para o consumidor 50+.
“O Mais Longevidade está relacionado com o layout das lojas e com a exposição diferenciada de produtos, mas nos preocupamos também em deixar as pessoas confortáveis. Muitas não gostam dos rótulos associados à terceira idade, que tendem a ser muito pejorativos. Por isso, escolhemos um nome mais neutro e um logo que destaca duas palavras importantes: mais e idade. É uma mensagem subliminar, que ajuda na comunicação”, afirma Ângelo Pereira, diretor de Comunicação e Operações.
Exposição de produtos
Nas farmácias de maior porte, mobiliários como o Totem Tetra, da Metalfarma, estão sendo implantados. Nas unidades menores, entram os módulos verticais de GC de MIB para expor os produtos isentos de prescrição e aqueles com foco em prevenção de doenças e envelhecimento saudável.
Funcionando como um ponto extra dentro da loja, eles estão sempre nas cores cinza e laranja e poderão conter linhas de vitaminas, suplementos, minerais, colágenos, leites especiais e alimentos complementares. Produtos para ansiedade e melhoria do sono também estarão agrupados e mais bem sinalizados para facilitar a identificação e a compra.
“É uma maneira da gente começar a olhar para esse público de uma forma mais atenta e a falar com o nosso associado sobre o tema, sobre a importância da diferenciação. Estamos trabalhando a evolução para uma ambientação mais qualificada das lojas, quem sabe até com um sofazinho ou um pufe onde esse consumidor possa ser acolhido, tomar um café. O futuro pode pedir essa direção”, destaca Paulo Costa, diretor-geral da Farmarcas.
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