Mais da metade das vendas online da Riachuelo passa por lojas físicas

App da varejista tem registra recorde de downloads

Mais da metade das vendas online da Riachuelo passa por lojas físicas

A Guararapes Confecções S.A., controladora da rede varejista Lojas Riachuelo, encerrou o primeiro trimestre de 2021 com resultados operacionais consistentes, reforçando a importância do investimento da companhia no processo de transformação digital, aliado a uma melhor experiência de compra.

Um dos reflexos desses esforços foi a conquista de 2,3 milhões de clientes ativos neste ano, o que representou um crescimento de 204,3% em relação ao mesmo período de 2020. A quantidade de novos clientes, ou seja, de pessoas que fizeram a primeira compra no canal digital, chegou a 326 mil. As vendas online cresceram 253,5% no período.

No período, 52% das vendas nos canais digitais passaram pelas lojas físicas, indicando uma aceleração da operação omnicanal. Só em março, o aplicativo da Riachuelo bateu o recorde de 1,5 milhão de downloads realizados, conquistando a posição de aplicativo mais baixado da categoria.

“A consistência do crescimento nos nossos canais digitais é resultado do forte trabalho que temos desenvolvido, desde 2018, para que a empresa pense digital. Mais do que mudanças estruturais, investimos em uma mudança de cultura na empresa”, afirma o CEO Oswaldo Nunes.

Plataforma de marketplace

O primeiro trimestre deste ano também foi marcado pelo início oficial da plataforma de marketplace da companhia, com mais de 40 sellers e 120 mil produtos disponíveis. “Estamos otimistas em abrir mais este canal de vendas integrado ao nosso ecossistema. O objetivo agora é escalar o volume de ofertas em linha com a estratégia de aumentar sortimento, ticket médio, recorrência e frequência”, diz Nunes.

No período acumulado de janeiro a março de 2021, os investimentos do grupo em ativos fixos totalizaram R$ 100,9 milhões, ante R$ 85,9 milhões relativos ao mesmo período de 2020. Do montante investido neste período, R$ 65,5 milhões (65%) foram direcionados à tecnologia.

A receita líquida de mercadorias totalizou R$ 841,1 milhões, com as lojas físicas operando com 70,2% de sua capacidade total de horas. Apesar deste cenário, o ticket médio evoluiu 10% em comparação com o mesmo período do ano passado e a geração de caixa operacional totalizou R$ 2,8 bilhões no primeiro trimestre.

A nova plataforma integrada de serviços financeiros da Midway, que inclui a conta digital, cartões, empréstimos, seguros e assistências, foi disponibilizada para o público em geral em maio. Tal iniciativa busca ampliar o relacionamento com o cliente e gerar maior recorrência e engajamento com o aplicativo da companhia, em que o processo de abertura de conta é 100% digital.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile