Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

Episódio 7: Vamos conhecer como podemos avaliar o uso da gamificação e exemplos de métricas que podemos utilizar

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
14 de maio de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Gamificação tem avaliação e métricas?

Neste sétimo episódio da série “gamificação funciona e traz resultados”, vou falar de entregas. Temos como medir e comprovar que a gamificação entrega resultados e que é possível mensurá-los.

A gamificação vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, em diversos setores e nos mais variados processos. E por quê? Na gamificação, usamos os elementos dos jogos, que são nossos velhos conhecidos pelo poder de nos entreter, envolver, desafiar e recompensar. E nas empresas? Só mudam os temas, mas o princípio é o mesmo: gerar engajamento por meio das técnicas, melhorar a retenção do conteúdo, favorecer a melhora no desempenho e proporcionar bem-estar.

Além disso, conseguimos medir o seu impacto e eficácia, entender como os usuários interagem com os sistemas de gamificação e, por meio dos dados gerados, fazer os ajustes necessários na estratégia.

Vamos conhecer algumas abordagens que nos permitem avaliar a gamificação:

  • Engajamento: medimos pelo acesso, tempo de uso e pelas atividades concluídas.
  • Retenção do conhecimento: medimos por meio dos checks de aprendizagem, que podem ser feitos pré e pós-treinamento, para auferirmos o conhecimento adquirido.
  • Desempenho: medimos por meio da evolução pessoal, com a posição no ranking, pela conclusão das missões e pelo nivelamento após consumir o conteúdo.
  • Usabilidade: medimos pela experiência de uso que a plataforma proporciona ao usuário, destacando a sua facilidade e intuição.
  • Satisfação: medimos por meio de pesquisas de avaliação, que nos trarão feedbacks para avaliarmos o processo e fazermos as alterações e correções de rota.

Para que a gamificação seja bem-sucedida e atinja as métricas estabelecidas, ela precisa se basear em alguns pilares:

  • É preciso ter metas claras para alimentar toda a gamificação e permitir, ao final, que o colaborador seja avaliado.
  • As métricas precisam ser relevantes e de conhecimento de todos os participantes.
  • As métricas devem ser acompanhadas e controladas ao longo do projeto, para que eventuais ajustes sejam feitos e não frustrem a audiência.
  • A regularidade do feedback é um ponto crucial para o sucesso da gamificação, pois ele cria um vínculo e uma expectativa de retorno que são muito positivas e estimulantes.
  • É fundamental que a cultura da gamificação seja bem trabalhada na empresa, sempre dando o real valor para a importância da curva de aprendizagem para a evolução profissional e pessoal. Como sobremesa desse processo, vêm os ganhos materiais, como prêmios, por exemplo.

A tecnologia é uma grande aliada nos processos de aprendizagem nas empresas, e a gamificação vem como uma grande força para colaborar com temas que precisam de engajamento, comprometimento, retenção e entrega de resultados.

Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato

Postagem anterior

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

Próxima Postagem

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair
Varejo

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

14 de maio de 2025
Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro
Supermercados

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil
Franquias

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar
Economia

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

13 de maio de 2025
Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil
Economia

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

14 de maio de 2025
Serviços crescem 0,3% em março, na segunda alta seguida

Serviços crescem 0,3% em março, na segunda alta seguida

14 de maio de 2025
Meu INSS envia alerta sobre descontos ilegais na aposentadoria; saiba como verificar

Meu INSS envia alerta sobre descontos ilegais na aposentadoria; saiba como verificar

14 de maio de 2025
Microsoft planeja novas demissões em maio, desta vez focados em gerentes e não programadores

Microsoft faz demissão de 6 mil funcionários em nova reestruturação; brasileiros foram afetados

14 de maio de 2025
Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly

Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly

14 de maio de 2025
Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.