Neste sétimo episódio da série “gamificação funciona e traz resultados”, vou falar de entregas. Temos como medir e comprovar que a gamificação entrega resultados e que é possível mensurá-los.
A gamificação vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, em diversos setores e nos mais variados processos. E por quê? Na gamificação, usamos os elementos dos jogos, que são nossos velhos conhecidos pelo poder de nos entreter, envolver, desafiar e recompensar. E nas empresas? Só mudam os temas, mas o princípio é o mesmo: gerar engajamento por meio das técnicas, melhorar a retenção do conteúdo, favorecer a melhora no desempenho e proporcionar bem-estar.
Além disso, conseguimos medir o seu impacto e eficácia, entender como os usuários interagem com os sistemas de gamificação e, por meio dos dados gerados, fazer os ajustes necessários na estratégia.
Vamos conhecer algumas abordagens que nos permitem avaliar a gamificação:
- Engajamento: medimos pelo acesso, tempo de uso e pelas atividades concluídas.
- Retenção do conhecimento: medimos por meio dos checks de aprendizagem, que podem ser feitos pré e pós-treinamento, para auferirmos o conhecimento adquirido.
- Desempenho: medimos por meio da evolução pessoal, com a posição no ranking, pela conclusão das missões e pelo nivelamento após consumir o conteúdo.
- Usabilidade: medimos pela experiência de uso que a plataforma proporciona ao usuário, destacando a sua facilidade e intuição.
- Satisfação: medimos por meio de pesquisas de avaliação, que nos trarão feedbacks para avaliarmos o processo e fazermos as alterações e correções de rota.
Para que a gamificação seja bem-sucedida e atinja as métricas estabelecidas, ela precisa se basear em alguns pilares:
- É preciso ter metas claras para alimentar toda a gamificação e permitir, ao final, que o colaborador seja avaliado.
- As métricas precisam ser relevantes e de conhecimento de todos os participantes.
- As métricas devem ser acompanhadas e controladas ao longo do projeto, para que eventuais ajustes sejam feitos e não frustrem a audiência.
- A regularidade do feedback é um ponto crucial para o sucesso da gamificação, pois ele cria um vínculo e uma expectativa de retorno que são muito positivas e estimulantes.
- É fundamental que a cultura da gamificação seja bem trabalhada na empresa, sempre dando o real valor para a importância da curva de aprendizagem para a evolução profissional e pessoal. Como sobremesa desse processo, vêm os ganhos materiais, como prêmios, por exemplo.
A tecnologia é uma grande aliada nos processos de aprendizagem nas empresas, e a gamificação vem como uma grande força para colaborar com temas que precisam de engajamento, comprometimento, retenção e entrega de resultados.
Encontro vocês no nosso próximo episódio.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato