Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Despertando a solidariedade online: a era digital abraça a filantropia

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi de Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi
14 de junho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Despertando a solidariedade online: a era digital abraça a filantropia

Depois de passar por uma chacoalhada durante o período de isolamento social na pandemia, o terceiro setor é hoje muito mais digital do que foi há três anos. Era uma questão de sobrevivência: no momento em que ninguém saía de casa, o setor precisou substituir os eventos presenciais e as ações de sensibilização corpo a corpo por estratégias online. E deu certo: as organizações que buscaram seu lugar ao sol na era digital não apenas conseguiram sobreviver ao período, como também aprenderam muito sobre novas formas de organização e de captação de recursos.

Entre os aprendizados dos últimos anos está a necessidade de investimento em novos meios de pagamento dos valores doados. Embora o dinheiro ainda seja o método mais comum usado pelos doadores brasileiros, o uso de plataformas online cresceu, segundo o Relatório Brasil Doação 2021, organizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Segundo o estudo, os pagamentos via banco digital e cartão de crédito passaram de 16%, em 2018, para 28%, em 2020, tornando-se o segundo método de doação mais comum no Brasil.

As marcas e organizações que perceberam o potencial da doação online têm investido em ações para incentivar os repasses financeiros nos diferentes formatos, inclusive por meio de carteiras digitais e troca de pontos em programas de fidelidade. O simples fato de aderir a essas novas formas de pagamento digital ajudou algumas ONGs a multiplicarem as doações nos últimos anos. Isso acontece porque essas soluções simplificam o processo de doação e alcançam novos perfis de doadores, que, até então, não eram impactados pelas ações tradicionais de captação de recursos.

Outra tendência para a filantropia na perspectiva digital são as conexões e o networking no ambiente online. Para isso, propostas de redes sociais, como o LinkedIn, e espaços de jogos online podem gerar resultados fora da curva. A ideia é que esses espaços abrem diálogo com um público diverso, que se engaja com as causas compartilhadas.

Um exemplo que ilustra esse potencial foi a doação de mais de US$ 6 milhões levantados pela empresa Riot Games, durante partidas do game League of Legends. O valor foi arrecadado através da venda de uma skin especial, que é um recurso que os jogadores usam para mudar a imagem do seu personagem com diferentes roupas, armas ou poderes.

Recentemente, outra inovação digital mexeu com as estruturas do mercado corporativo, prometendo muitas mudanças: o ChatGPT, inteligência artificial generativa desenvolvida pela empresa OpenAI. Com uma capacidade de processamento absurda e uma incrível aproximação da conversação humana, essa IA tem sido usada para trazer insights estratégicos, análise de dados e produção de conteúdos textuais. 

No terceiro setor, a tecnologia pode ser usada, por exemplo, na construção de argumentos para captação de doação, ou em ações de relacionamento com o doador. É possível pedir ao ChatGPT para escrever um e-mail de agradecimento pela doação ou respostas para comentários nas redes sociais; pedir insights e referências de campanhas bem-sucedidas para doação e até usar a IA na construção de um bot que responde perguntas frequentes do público. Embora a ferramenta ainda esteja em fase de teste e apresente alguns erros, já é possível aproveitá-la para automatizar processos e até trazer mais criatividade para algumas criações.

E esse é só o começo. Com as mudanças operacionais e culturais trazidas pelas novas tecnologias, o terceiro setor ainda precisará se redesenhar muitas vezes. O que começou com uma chacoalhada na pandemia se manterá como um movimento constante de transformação, não apenas para a sobrevivência, mas para a reinvenção de uma filantropia que alcança cada vez mais espaços e pessoas.

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi são cofundadores do Grupo MOL, ecossistema de negócios sociais que promove a cultura de doação.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Telhanorte Tumelero inicia expansão de lojas nos modelos boutique e homecenter compacto

Próxima Postagem

Como fazer a IA entrar pela porta da frente no seu negócio?

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Como fazer a IA entrar pela porta da frente no seu negócio?

Como fazer a IA entrar pela porta da frente no seu negócio?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.