Comemorado nesta segunda-feira, 12, o Dia dos Namorados movimentou R$ 194 milhões entre pequenos e médios lojistas que operam em plataformas digitais. O número é 20% superior ao ano passado, que alcançou R$ 161,5 milhões.
Os dados são de um levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online. Foram consideradas para a análise as vendas realizadas entre o final de maio e início de junho de 2022 e 2023, com a base de lojistas brasileiros da empresa.
“Observamos que os empreendedores se desprenderam das campanhas tradicionais, que focam mais no apelo estético dos produtos e no romantismo da data. Agora, observamos que os lojistas complementam esses conteúdos com outras ações efetivas, como sugestão de combos de produtos para presente, brindes, descontos, entrega rápida e embalagens chamativas”, explica Guilherme Arantes, especialista em e-commerce da Nuvemshop.
Mais de 3 milhões de produtos foram comprados durante o Dia dos Namorados, com um ticket médio de R$ 248,10. Os mais vendidos foram vestidos, perfumes femininos e masculinos, óculos de sol e bonés. Moda (R$ 71 milhões), saúde & beleza (R$ 16 milhões) e acessórios (R$ 13 milhões) foram os segmentos que mais faturaram durante o período analisado.
No entanto, os setores que apresentaram crescimento expressivo em comparação com 2022 foram joias (81%) e casa & jardim (76%).
Retorno aos níveis pré-pandemia
Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada nesta quarta-feira, 7, estima que o volume de vendas do comércio varejista para o Dia dos Namorados vai alcançar R$ 2,54 bilhões, descontada a inflação, praticamente um retorno ao período pré-pandemia de covid-19.
Em 2019, a data registrou movimento financeiro de R$ 2,53 bilhões. O resultado projetado para este ano, contudo, mostra redução de 2,2% em relação à mesma data de 2022 (R$ 2,60 bilhões). O Dia dos Namorados é a sexta data comemorativa mais importante do varejo em termos de movimentação financeira, destaca a CNC.
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