Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
    • M&C Franchising
    • M&C Capital
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Notícias

Parlamento Europeu aprova normativas sobre inteligência artificial; membros discutirão tema

O órgão diz que as regras buscam promover um uso "centrado nos humanos e confiável" da IA

  • de Redação
  • 3 anos atrás
OpenAI diz que não definiu cronograma de abertura de capital

O Parlamento Europeu adotou nesta quarta-feira, 14, uma “posição de negociação” sobre a Lei de Inteligência Artificial (IA), com 499 votos a favor, 28 contrários e 93 abstenções, informa o órgão em comunicado. Agora, os membros da União Europeia devem negociar para dar forma final a uma lei sobre o assunto.

Segundo a posição do Parlamento Europeu, deve haver um veto completo ao uso da inteligência artificial para monitoramento biométrico, reconhecimento de emoções e políticas de policiamento preventivo.

Além disso, sistemas de IA generativa, como o ChatGPT, precisam informar que o conteúdo foi gerado por IA. O comunicado aponta também que sistemas de IA usados para influenciar eleitores em eleições devem ser considerados de “alto risco”.

O Parlamento Europeu diz que as regras buscam promover um uso “centrado nos humanos e confiável” da IA, para proteger a saúde, a segurança, os direitos fundamentais e a democracia “de seus efeitos danosos”.

O órgão também diz que as regras almejam garantir que a IA desenvolvida e usada na Europa cumpra totalmente com os direitos e valores da UE, entre eles a segurança, privacidade, transparência, não discriminação e bem-estar social e ambiental.

As regras preveem que sejam vetados sistemas de IA que, por exemplo, classifiquem pessoas a partir de seu comportamento social ou características pessoais.

Também devem ser banidos usos “intrusivos e discriminatórios” dessa tecnologia, como sistemas de identificação biométrica remotos em tempo real em espaços públicos; ou a categorização biométrica com características como raça, gênero, etnia, status de cidadania ou orientação política ou religiosa, exemplifica o texto.

Com informações de Estadão Conteúdo (Gabriel Bueno da Costa)

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Notícias, Tecnologia
  • Tags: EconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciainovaçãoInteligência Artificialinvestimentomercadonegóciosonlineserviços

Conteúdo Relacionado

Modelo do Pix desafia controle financeiro dos EUA sobre o Brasil

de Redação 21 de julho de 2026

Em meio ao tarifaço dos EUA, Alckmin diz que exportações à Europa cresceram R$ 10 bi

de Redação 21 de julho de 2026

EUA impõem tarifas de 50% a certos produtos do Canadá por suposta discriminação comercial

de Redação 21 de julho de 2026

KFC inicia no Brasil transformação global que vai além da nova identidade visual

de Redação 21 de julho de 2026

M&C Capital | Série Vetores do Varejo: IA acelera 400% tráfego gerado para o varejo e redefine a jornada

de Daniela Bretthauer 21 de julho de 2026

Renda do trabalho substitui crédito e redesenha o varejo: 1º M&C Forecast mapeia o que esperar do 2º semestre

de Bruna Lencioni 21 de julho de 2026

Mundo dos games ganha espaço no varejo físico com pop-up da Ubisoft em shopping de SP

de Redação 21 de julho de 2026

Governo Lula começa a ouvir setores afetados pelo tarifaço dos EUA nesta semana

de Redação 20 de julho de 2026
Voltar ao topo

Sair da versão mobile