Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

5 razões para viver a estória de Davi e Golias

Redação de Redação
14 de julho de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 4 minutos
Businessman boxing against a giant businessman. Business concept cartoon illustration

Businessman boxing against a giant businessman. Business concept cartoon illustration

A batalha entre Davi e Golias, que acredito que você deve conhecer em algum nível, é narrada no capítulo 17 do primeiro livro de Samuel, na Bíblia. O resumo é que Golias – um gigante filisteu fortemente armado – foi morto pelo pequeno e aparentemente dócil Davi, usando uma funda e um seixo de rio.

Eu, pessoalmente, ouvi esta estória inúmeras vezes e já vi incontáveis metáforas: de lições de vida a estratégias empresariais. Nunca tive a mínima pretensão de reescrever a Bíblia, mas por várias vezes me peguei pensando: se esta é a estória de Davi “versus” Golias, como poderia ter sido a estória de Davi “e” Golias? O que poderia ter nascido da parceria entre um gigante Golias, fortemente armado, e um sagaz e ágil Davi?!

O ambiente atual das startups tem nos dado exemplos espetaculares do que estou falando.

Impulsionadas pela disponibilidade das mais modernas tecnologias na “nuvem”, e armadas de uma curiosidade e bravura ultra-jovens, startups têm nascido em profusão. Muitas delas, estão implementando ideias que desafiam os processos e modelos de negócio das grandes corporações. Várias destas companhias já aprenderam que a competição atual não é de Grande versus Grande, mas de Grande versus Ágil!

Quer você seja um executivo em uma grande empresa, ou um empreendedor em uma startup, listo aqui 5 razões para colaborarem mutuamente:

1 – AGILE

O conceito Agile, muito além do desenvolvimento de software, é um conceito que se aplica às empresas em geral. Minha dica é: seja empreendedor, teste novos conceitos e produtos rapidamente, meça os resultados, aprenda e volte ao ponto de partida para aprimorar. Em outras palavras: erre rápido, erre pequeno, para acertar grande.

Grandes empresas são conservadoras com o risco e tendem a ter processos de decisão mais lentos. Do outro lado, startups possuem times pequenos e ágeis e estão sempre se adaptando muito rapidamente (o que se chama de “pivoting” nesse mundo). O ganho para uma grande empresa, dessa parceria, fica bastante óbvio.

2 – INNOVATION LAB

É sabido que grandes corporações têm dificuldade em criar inovações disruptivas organicamente. Processos voltados para excelência operacional, cultura e ambiente são algumas das razões para essa dificuldade.

Em contrapartida, as destemidas vêm desafiando o Status Quo e introduzindo produtos e modelos de negócio que estão transformando indústrias e profissões.

Grandes empresas podem se beneficiar – e muito – criando um ambiente de inovação externo.  Não é preciso construir um espaço físico, tipo “co-working”. O real segredo é construir um ecossistema virtuoso com startups.

3 – DOOMSDAY SCENARIO

Computação em Nuvem, Inteligência Artificial, Big Data, Mobilidade, Internet das Coisas, Blockchain e Colaboração em Redes Sociais são algumas tecnologias que, combinadas com uma boa ideia e execução, podem fazer qualquer negócio se tornar irrelevante em cinco ou dez anos.

Algumas dessas ideias podem já estar sendo colocadas em práticas por alguma startup. Os exercícios de cenários do fim do mundo (doomsday scenario) são muito mais fáceis de fazer quando uma grande empresa colabora com uma startup. Conhecer estes cenários é a melhor, se não a única, forma de se antecipar para tomar a liderança.

4 – EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO DE MERCADO

Hora de ver os benefícios para as startups. Por mais pujante e arrojado que sua startup e seu time sejam, nunca, e repito, nunca subestime a experiência.

Por mais defeitos que uma grande empresa possa ter – e todos, invariavelmente, os temos – nenhuma empresa chegou a ser grande pelos seus defeitos, mas por suas qualidades. E elas são sempre muito mais relevantes que os defeitos.

Um bom mentor e uma boa colaboração com empresas grandes podem mostrar muitos atalhos para as startups, além de acelerar tremendamente o ciclo AGILE: de testar, medir, errar e  aprimorar.

5 – GENUÍNO

Este último ponto não é uma razão, mas um conselho. Quase uma ordem, para ser bem sincero.

Sendo pequeno ou grande, a colaboração tem que ser genuína, tem que ser para valer mesmo. Não é algo somente para publicar no site da empresa ou para gerar mídia. Se não for genuíno, não invista sua energia.

As startups não querem enfrentar burocracia, nem ter que lidar com um organograma intrincado. O projeto de colaborar com startups tem que vir da alta administração. Só ela poderá mudar ou adaptar processos. Além disto, os grandes devem dedicar times de colaboradores que realmente tenham paixão pelo projeto.

As grandes empresas não querem se sentir como sendo mais um degrau, um mero cliente na jornada da startup para aumentar seu “valuation” e ser vendida. A startup deve estar disposta a ouvir as sugestões, testá-las e colaborar com os inúmeros talentos que certamente existem na organização.

Postagem anterior

3 Dicas para Aumentar as Vendas no Foodservice (incluindo lições para outros segmentos)

Próxima Postagem

Vivenda do Camarão amplia portfólio nas gôndolas dos supermercados

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Vivenda do Camarão amplia portfólio nas gôndolas dos supermercados

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.