O Google está sob investigação na Itália depois que o órgão que fiscaliza a concorrência no país informou que a Alphabet, controladora do Google, impediu o compartilhamento de dados com plataformas de terceiros.
A autoridade de concorrência italiana disse nesta quinta-feira que o Google dificultou a transferência de dados de sua própria plataforma para o Weople, um aplicativo operado pela startup italiana Hoda Srl. A investigação analisará se a plataforma abusou de sua posição no mercado de compartilhamento de dados e avaliará a extensão do dano potencial à concorrência.
Um porta-voz do Google disse que a empresa tem medidas que permitem aos usuários alterar dados. “O Google oferece às pessoas a capacidade de retirar e transferir seus dados há mais de uma década e, em 2021, mais de 400 bilhões de arquivos foram exportados. Essas ferramentas existem para ajudar as pessoas a gerenciar suas informações pessoais”, disse o porta-voz.
Não é a primeira vez que a plataforma se envolveu em polêmicas este ano. Em março, A União Europeia (UE) e o Reino Unido abriram investigações antitruste para apurar se a Alphabet, controladora do Google, e a Meta Platforms, dona do Facebook, tentaram fixar preços de anúncios digitais de forma ilegal.
O processo argumentou que o Google deu à Meta termos especiais e acesso ao seu servidor de anúncios, uma ferramenta utilizada para definir espaços de anúncios na internet, exigindo que o Facebook abandonasse uma tecnologia da concorrência que poderia prejudicar o predomínio do Google em anúncios online.
Com informações de Estadão Conteúdo: (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock