O mercado pet tem se mostrado um dos grandes atrativos para o varejo com demanda crescente por produtos e serviços. Uma pesquisa realizada pela PwC Brasil e pelo Instituto Locomotiva, intitulada “Mercado da maioria – Como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil”, revela que as classes C, D e E representam 76% da população brasileira e respondem por quase metade do consumo do País. Os dados apontam para um público consumidor em potencial de 63,3 milhões de pessoas, o equivalente a 57% dos consumidores que compõem a faixa de renda ouvida no levantamento.
O estudo também revela que mais da metade dos brasileiros das classes C, D e E afirmam que pretendem adquirir algum produto para pet no próximo ano.
De acordo com os dados, nos últimos dez anos , 83% dos consumidores passaram a comprar mais pelo menos uma das categorias pesquisadas. Nesse período, 46% dos brasileiros das classes C, D e E consumiram mais produtos para pets. Quando se pensa na categoria para os próximos dez anos, cerca de um terço (33%) pretende consumir mais.
Lojas físicas lideram preferência dos consumidores
Os canais de compra físicos são os preferidos pelos consumidores ouvidos pela pesquisa, esta é a escolha de 71% deles. Por outro lado, este segmento não depende do acesso ao crédito para impulsionar as suas vendas, apenas 10% dos participantes da pesquisa comprariam mais produtos para pets se tivessem maior acesso a crédito.
Dividido entre as classes C, D e E, o mercado da maioria representa 76% da população brasileira e responde por quase metade do consumo do País.
A pesquisa foi realizada com mais de 2,3 mil pessoas e contou ainda com entrevistas por vídeo com lideranças de grandes empresas do setor de varejo e consumo.
Imagem: Shutterstock