Esse é o título do último painel do Global Retail Show 2020 no sábado, dia 19 de setembro, que reunirá Abilio Diniz e Luciano Huck, dois protagonistas em suas áreas de atuação e fontes de inspiração em muitos aspectos. O evento vai tratar de temas que devem estar presentes de forma ainda mais relevante na mente dos que têm o privilégio e a responsabilidade de liderarem negócios no Brasil atual.
O título do painel, devidamente autorizado, é inspirado no livro do cientista político Luiz Felipe d’Avila [10 Mandamentos do País que Somos para o Brasil que Queremos], que trouxe profundas e relevantes análises entre a distância existente na sociedade, na política e na economia entre o que somos e o que poderíamos ser, houvesse uma mudança estrutural no País.
Essas mudanças mais estruturais são aquelas sobre as quais queremos ouvir e que queremos discutir e sensibilizar no encerramento de uma semana de conteúdo no Global Retail Show 2020, que contará com 168 horas de apresentações e debates, pesquisas nacionais e internacionais com consumidores e dirigentes dos setores de consumo e varejo, estudos de casos, benchmarks locais e globais e a inspiração de líderes que inspiram líderes.
O evento será acompanhado no exterior e no Brasil por dirigentes, executivos, profissionais, professores e consultores que atuam em todo o ecossistema que envolve o consumo e o varejo. Esse ecossistema inclui diferentes categorias, formatos, canais, negócios, marcas e serviços, envolvendo lojas, e-commerce, venda direta, centros comercias planejados ou naturais, foodservice, serviços financeiros e meios de pagamentos, temas reunidos em 19 trilhas de conhecimento, envolvendo 17 países – mas com natural predomínio dos temas nacionais, especialmente no seu primeiro ano de realização em meio à pandemia.
Nada melhor do que tanta informação inédita, comparada e atualizada, no momento que, gradativamente, o País se afasta do período mais crítico de sua história mais recente – precipitado pela conjunção da pandemia com o pandemônio gerado quando tivemos de nos recolher para sobreviver, isolar para não se contaminar -, para que possamos refletir oxigenados por tudo que terá sido apresentado.
Teremos visto as mudanças que estavam em curso na geopolítica global e que foram potencializadas pela pandemia, as tendências que foram aceleradas no período, as transformações digitais e seus impactos na economia, no mercado, nas empresas e, principalmente, nos omniconsumidores-cidadãos. Teremos discutido e debatido o que veio para ficar e seus impactos, e o que passou, talvez, para não mais considerar.
Para os quiserem e puderem, ao longo da semana de 13 a 19 de setembro, durante o Global Retail Show 2020, teremos muito conteúdo para repensar negócios, atividades, vocações, opções e, de forma paralela, sobre nossa própria vida, atitudes e comportamentos.
E será nesse fechamento que poderemos, na privilegiada companhia de Abilio Diniz e Luciano Huck, que têm entre si muitos pontos de convergência e, seguramente, alguns de divergência, proporcionar um momento de reflexão sobre o Brasil que temos e o que queremos e, principal e fundamentalmente, como podemos contribuir de forma decisiva para reduzir ou, quem sabe, eliminar o fosso que separa essas duas visões.
Para além da política partidária, para além das discussões dos poderes constitucionais e muito além do dia a dia dos negócios, é preciso aproveitar essa privilegiada visão macro, global e local para repensarmos os caminhos do futuro.
E para nós, ao final dessa jornada no Global Retail Show 2020, será apenas mais uma atuação, como fazemos há 32 anos, buscando compartilhar conhecimento, visão, ação e estimular a integração, nas mais diferentes formas, para transformar positivamente os setores em que atuamos.
E que o produto final de tudo isso sejam convergências, contribuições e atitudes decisivas dos setores empresariais de consumo e varejo para transformarmos a realidade atual no Brasil que queremos.
NOTA: O repensar do Brasil que temos e o que queremos será o tema final que estará na pauta do Global Retail Show, de 13 a 19 de setembro, em 17 países e apresentado por cerca de 280 líderes desses setores em todo o mundo. O evento traz duas pesquisas exclusivas, uma sobre o comportamento e atitudes pós-Covid, realização da Mosaiclab com apoio da Toluna, e outra sobre como os empresários brasileiros do setor avaliam a evolução do varejo, essa com apoio do CEV-FGV.
* Imagem: Reprodução