Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

Pandemia mudou hábitos dos clientes e dos gestores das empresas

Redação de Redação
14 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Juliana Azevedo, CEO da Procter & Gamble

Juliana Azevedo, CEO da Procter & Gamble

Os brasileiros sempre foram muito preocupados com a higiene, mas a pandemia de Covid-19 acentuou ainda mais esses cuidados. Em tempos de crise e de cortes de emprego e de renda, eles também passaram a dar mais valor a boas marcas com preços justos e adotaram, de vez, o drive-thru.

Além disso, os líderes das empresas foram desafiados não só a reposicionar o negócio, mas também a acolher e oferecer segurança aos colaboradores.

Essas mudanças foram alguns dos temas debatidos por empresários de diversas áreas do varejo num dos painéis desta segunda-feira (14), segundo dia do Global Retail Show 2020. O evento, 100% virtual, tem mais de 200 palestrantes de 15 países e vai até o sábado, dia 19 de setembro.

“Não há dúvidas de que o conceito de saúde e de higiene ganhou outra proporção na pandemia, apesar de o Brasil ser um país em que o consumidor que já era muito preocupado com essas questões”, diz a presidente da Procter & Gamble no Brasil, Juliana Azevedo.

Segundo ela, a beleza e a autoestima, que também sempre foram importantes para os consumidores daqui, continuaram em destaque. “Não é porque ficamos trabalhando em casa que ficamos relaxados; ficamos ‘ajeitadinhos’, cuidamos dos cabelos e, para isso, tivemos uma ajuda importante das marcas.”

Delivery e drive thru

Nas marcas da BFFC, holding que controla o Bob’s e a Yoggi e possui a Master Franquia da marca Doggis para o Brasil, as mudanças de comportamento também foram percebidas com intensidade. “O delivery já vinha crescendo, mas, na pandemia, o aumento foi de 100%”, afirma o CEO Ricardo Bomeny.

O fato de os consumidores terem de ficar em casa e pararem de se deslocar como estavam acostumados também fez com que o faturamento caísse muito, especialmente em abril e maio, nas mais de mil unidades dessas redes.

“Por outro lado, além do delivery, houve aumento do drive thru, que vimos não só no setor de alimentos, mas também em farmácias, bancos e shopping centers”, diz Bomeny, que também citou o aumento das compras sem contato, por aplicativos, demanda dos consumidores no quesito segurança.

Propósito e experiência

“Com o bolso mais apertado, o brasileiro redescobriu o valor de cada produto e cada serviço. As marcas deixaram de comunicar só a questão funcional dos produtos, mas também passaram a falar mais de propósito e de experiência”, diz Juliana Azevedo, da P&G.

Para ela, essa é uma tendência que deve continuar e deve ser seguida não só por grandes marcas, mas também pelas menores. “Questões como valores, respeito, inclusão, equidade, todas pautas pela empatia, são importantes tanto para empresas multibilionárias quanto para microempresas e profissionais liberais. A sociedade mudou e, se nós não mudarmos também, vamos ficar para trás.”

Para o CEO do Atacadão, José Roberto Meister Müssnich, a pandemia também destacou a importância de uma boa liderança em momentos de crise. “A liderança nunca foi tão testada e os gestores nunca precisaram dar tanto o exemplo quanto agora”, avalia.

A diretora de marketing do Aché, Eli Zabibon, concorda. “Cada vez mais é necessário desenvolver e preparar as lideranças, não para elas aprendam determinadas coisas, mas para que aprendam a reaprender.”

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Rede Pernambucanas abre primeira loja-conceito em São Paulo

Próxima Postagem

PIX e pandemia fazem indústria de meios de pagamento se reinventar

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo
Gestão

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

2 de junho de 2025
RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano
Varejo

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados
Varejo

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento
Indústria

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo
Foodservice

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel
Economia

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3
Economia

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025
Cade multa controladora do Ifood, em R$ 718 mil, por compra da Delivery Hero
Foodservice

UE multa Delivery Hero e Glovo em US$ 373 milhões após investigação por práticas de cartel

2 de junho de 2025
Próxima Postagem
Pix vai reduzir custos para as empresas, afirma presidente do Banco Central

PIX e pandemia fazem indústria de meios de pagamento se reinventar

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

2 de junho de 2025
RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.