Impactada pela tecnologia e pelo digital e, como consequência, as mudanças nas dinâmicas convencionais nos diversos setores, a sociedade 5.0 ainda está distante dos países latinos. Segundo pesquisa da Mosaiclab, braço de estudo de mercado e inteligência do Gouvêa Ecosystem, com mais de quatro mil entrevistados em 14 países da América Latina, 54% dos entrevistados acreditam que os países latinos estão muito longes de ser uma sociedade 5.0, e que devemos demorar 20 anos para chegarmos nela.
A pesquisa foi apresentada no Latam Retail Show, maior evento de varejo e consumo B2B do Brasil, que teve início nesta terça-feira (14) e segue até quinta (16). Totamente vrtual, o evento contará com 220 palestrantes, 82 horas de conteúdo e até cinco palcos paralelos com diferentes temas.
O estudo aponta ainda que a maioria das pautas que preocupam a sociedade e devem ser prioridades no desenvolvimento estão ligadas a problemas básicos. Questões de segurança foram apontadas por 63% dos entrevistados, seguidas por qualidade de saúde (61%) e qualidade educacional (58%).
Já a mobilidade urbana, a mobilidade comercial e a abertura para negócios não estão tão presentes no radar dos entrevistados. “As pessoas não são instigadas a pensar no longo prazo em negócios, tecnologias, inovação”, afirma Karen Cavalcanti, pesquisadora responsável pelo estudo.
Sobre o estudo
O Tomorrow’s Consumer – Sociedade 5.0 Latam é um estudo de tendência comportamental realizado pela Mosaiclab, empresa especializada em inteligência de mercado, do Gouvêa Ecosystem. A pesquisa ocorreu entre 15 de agosto e 4 setembro de 2021. Foram entrevistadas 4.930 pessoas de 14 países da América Latina (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai, Equador, Guatemala, Venezuela, Paraguai, Costa Rica e Panamá), com perfil representativo da população de 18 anos ou mais de cada país.
Imagem: José Cruz/Agência Brasil