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“Nossa função como varejista é oferecer uma experiência encantadora”, diz Ravi Bagal

O head global de desenvolvimento de negócios falou sobre Unified Commerce durante o Latam Retail Show 2022

  • de Marcelo Audinino
  • 3 anos atrás
Ravi Bagal

Para o head de desenvolvimento global da Amazon Web Service, Ravi Bagal, o pós-covid é um momento de uma nova realidade para o varejo com o unified commerce. O conceito pode ser explicado pela centralização e integração de todos os canais de uma empresa proporcionando o melhor tipo de jornada possível para o consumidor. 

“Você começa e termina a transação em qualquer ponto de contato e é bem atendido”, destaca Ravi Bagal, durante sua apresentação no Latam Retail Show, que começou nesta terça-feira (13) e vai até quinta (15) no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e fará uma cobertura especial em tempo real do evento, a partir de um estúdio montado na área de exposições.

O executivo, ao longo de seu painel, pontuou o quanto o digital e o físico têm se aproximado e como isso é benéfico para a empresa.  “A ideia de que o varejo físico está morrendo é uma noção antiquada. Se observarmos os gráficos de 2020, as vendas nas lojas representaram 74% do total. As lojas têm e continuarão a ter importância”, destaca Bagal. Ele ainda reforçou que hoje, a loja influencia e faz parte de outras áreas, seja como ponto de clique e retire ou de fullfilment e até showroom em alguns casos.

O head da Amazon também aproveitou para apontar algumas características necessárias em tecnologia para que a operação unified commerce ocorra da melhor maneira. Ao todo, foram 7 tópicos que ele passou brevemente e entre eles estão as tecnologias de VR e AR, internet das coisas, nuvem, computer vision (habilidade dos computadores reconhecerem imagens) e crescimento na automação, machine learning e analytics.

Insights 

Ao final de seu painel, Ravi apresentou para o público alguns exemplos de integrações entre físico e digital que a Amazon tem feito, além de abordar tendências para o futuro de maneira geral. Uma delas foi a do uso de realidade aumentada para consumidores visualizarem os produtos, que a própria empresa utiliza. “O uso dessa tecnologia será muito importante para os consumidores terem uma prévia e experimentar as coisas”, complementa. 

Seguindo a mesma linha, o executivo mostrou o conceito das lojas digitalizadas, que permitem ao consumidor visualizar a loja e os produtos expostos através de qualquer tipo de aparelho. Na parte dos itens, ainda é possível adicionar um botão para interagir com o cliente e apresentar as informações do produto. 

Outro canal trazido pelo palestrante foi o de live streaming, conhecido também como live commerce e popular no leste asiático, principalmente na China. Para ele, está é uma boa alternativa, já que integra os dois ambientes e pode ser realizada de maneira bem mais barata que outras. 

O executivo ainda citou o crescimento do número de compras e pessoas que utilizam o sistema de voz dos aparelhos para fazer compras, sendo uma característica cada vez mais presente entre as novas gerações.  “Não é sobre tecnologia, é sobre o que o cliente quer e precisa”, ressalta Ravi Bagal ao finalizar sua fala. 

Imagem: Marcelo Audinino

  • Categories: Destaque do dia, Eventos, Latam Retail Show, Notícias, Tecnologia, Varejo
  • Tags: BrasilClientescomérciocomportamentocomprasconsumidordigitale-commerceempresasexperiênciainovaçãomercadomercado&consumonegóciosomnichannelonlinetecnologiaUnified CommerceVarejistasvarejo

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