O programa será totalmente em formato digital, e o conteúdo abordará tópicos como organização financeira pessoal, gestão financeira para negócios, uso de crédito de forma inteligente e introdução a investimentos. O conteúdo também estará disponível pelo WhatsApp, com o objetivo de tornar o acesso mais amplo e atender às necessidades das microempreendedoras. Isso será feito por meio de recursos tecnológicos interativos e humanizados desenvolvidos em parceria com a Barkus, uma edtech que trabalha para democratizar a educação financeira usando a tecnologia.
Ao término da capacitação, todas as participantes receberão um certificado. Em uma segunda etapa desta edição do programa, 200 mulheres receberão uma assessoria individual conduzida por especialistas da Aliança Empreendedora. Isso permitirá que apliquem na prática, em seus negócios, as soluções e conhecimentos adquiridos durante o treinamento.
“Para além da inclusão financeira que o Mercado Pago já possibilita ao democratizar seus produtos e serviços, nosso papel é contribuir para que uma empreendedora tenha oportunidade de desenvolver capacidades para gerenciar bem seus recursos financeiros. Junto a isso, acreditamos que potencializar negócios liderados por mulheres contribui para a redução da desigualdade de gênero e gera benefícios para toda a sociedade”, acrescenta.
Edição do ano passado
No ano anterior, o programa capacitou mais de 2.300 mulheres na América Latina. No Brasil, especificamente, quase 600 microempreendedoras participaram do programa em colaboração com a Aliança Empreendedora. Os resultados mostram que 95% delas acreditam que o programa melhorou a gestão de seus negócios.
“Ao fornecer o apoio adequado, seja por meio de orientação, acesso a recursos ou capacitação, o potencial dessas mulheres pode ser catalisado, trazendo não apenas sucesso individual, mas também um impacto significativo nas áreas em que atuam”, destaca Marina Paula Egg Batista, líder de Negócios da Aliança Empreendedora.
Além disso, 74% conseguiram implementar o planejamento financeiro em suas atividades e 98% adotaram ferramentas digitais para vendas. O Mercado Pago e o Mercado Livre são as plataformas preferidas das mulheres que participaram do programa para conduzir vendas e transações digitais; no Brasil, 72% das empreendedoras utilizam essas plataformas.
Imagem: Shutterstock