Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Oito questões para repensar negócios, gestão e liderança DIA (Depois da IA)

Momentum 1.089

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
14 de outubro de 2024
no Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Oito questões para repensar negócios, gestão e liderança DIA (Depois da IA)

“É inegável que vivemos um período de intensas, profundas e amplas transformações devido à disseminação da IA (Inteligência Artificial) em todos os aspectos, das quais nos daremos conta em termos reais somente daqui a alguns anos, quando pudermos olhar para trás e comparar realidades.

Neste momento, vivemos a intensidade, volatilidade e profundidade das mudanças, e é complexo conciliar os desafios do presente com o redesenho do futuro. Não é a primeira vez que isso acontece; lembremos o boom da internet.

Nem sempre os líderes podem escolher o momento e o ambiente para exercer sua liderança. O habitual é liderar no ambiente que as circunstâncias determinam.

Conflitos políticos e disputas econômicas polarizam o mundo e realidades locais e reconfiguram o presente e o futuro por meio da massificação do acesso à Inteligência Artificial Generativa. Esse é o elemento diferencial fundamental no presente.

Para muito além do empoderamento do omniconsumidor-cidadão vivemos o primeiro ciclo (IA 1.1) de um processo que vai redesenhar a realidade impactando a política, a sociedade, os negócios, as relações pessoais, profissionais e empresariais e impor novas dimensões em quase tudo que nos envolvemos. E sobre tudo isso não pairam dúvidas.“

De forma geral, temos nos debruçado para discutir, analisar e agir sobre as transformações e possibilidades de melhorar o desempenho operacional, a experiência, a produtividade e os resultados dos negócios, processos e recursos pela crescente disseminação da Inteligência Artificial como ferramenta para que tudo isso aconteça, sem esquecer os temas mais existenciais e éticos que envolvem o acesso e a liberdade individual.

Os exemplos, as possibilidades e os resultados se espalham e reconfiguram quase tudo o que conhecemos, desde as inúmeras perspectivas de melhorias de desempenho e resultados ao redesenho do cenário num futuro que é cada vez mais próximo.

Mas existe uma outra e mais desafiadora dimensão, que envolve o repensar da transformação em termos mais amplos e profundos, para além do existencial, dos acessos e da liberdade, especificamente falando no ambiente empresarial e dos negócios, o que gera inevitáveis questões a serem equacionadas

    1. Como as organizações poderão ser reconfiguradas para incorporar todos os benefícios gerados pela IA?
    2. Como o empoderamento do ominiconsumidor-cidadão desafiará os negócios, as marcas, as empresas, as estruturas formais e informais, e os próprios governos a se reposicionarem e, em última análise, sobreviverem com a nova realidade?
    3. Como o futuro será redesenhado pela transferência de ainda maior poder para os extremos das cadeias de valor de produtos, serviços e soluções?
    4. Como repensar modelos de negócios, organizações, estruturas, valores, cultura e modelos de gestão diante da perspectiva de que, tão importante quanto as respostas, serão as indagações que deverão ser feitas nesses novos cenários?
    5. Como nos repensarmos como líderes relevantes e transformadores quando tudo conspira para tornar volátil tudo que se sabia e conhecíamos até então?
    6. Como liderar negócios, iniciativas, entidades e atividades nesse novo emergente cenário?
    7. Como se manter relevante e protagonista como organização num ambiente em que o poder e protagonismo estarão muitomais dispersos e disseminados?
    8. Como liderar a criação do futuro num cenário tão desafiador, instável, volátil e cada vez mais inexoravelmente global em realidades digitais?

De forma definitiva, não existem respostas objetivas e seguras para essas questões (experimentem perguntar no ChatGPT e suas alternativas), mas vamos ter que evoluir nessa perspectiva. E, talvez, uma das poucas certezas é que novas dimensões de integração, colaboração e articulação serão elementos fundamentais para conviver com esse futuro reconfigurado.

Nos modelos de organização, destaca-se a expansão dos Ecossistemas de Negócios. Entre organizações, as metafusões, como o acordo entre Magalu e Alibaba.

Nas alternativas estratégicas de expansão, estão os grupos voluntários, as alianças ou centrais de negócios, as franquias e as parcerias estratégicas em todas as suas versões.

O fato é que no presente, além de cuidarmos dos muitos desafios que a realidade atual desenha, será preciso uma imersão para buscar também respostas estratégicas para as emergentes possibilidades e desafios gerados pela perspectiva DIA (Depois da IA).

Vale a reflexão. E, de preferência, não só. Mas muito mais coletiva e integrada. Essa já é uma lição.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Johnnie Walker lança seu primeiro drinque pronto para beber no Brasil

Próxima Postagem

Renner aposta em moda sustentável com 80% das peças de menor impacto ambiental

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025
Varejo

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda
ESG

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025
Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Renner aposta em moda sustentável com 80% das peças de menor impacto ambiental

Renner aposta em moda sustentável com 80% das peças de menor impacto ambiental

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.