Uma pesquisa da plataforma Mavely revelou que 52% da Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, compraram presentes baseados nas recomendações de influenciadores. Além disso, 58% dos integrantes dessa geração confiam em influenciadores para obter ideias de presentes.
O estudo, que analisou as tendências de compras para as festas de fim de ano, também indicou que 54% dos consumidores em geral planejam fazer a maior parte das compras tanto online quanto pessoalmente. No entanto, a Geração Silenciosa, pessoas nascidas entre 1925 e 1945, se destacou ao realizar 30% de suas compras exclusivamente online, em comparação a 15% da Geração Z.
Os influenciadores exercem uma influência significativa sobre as decisões de compra da Geração Z, com 47% dos jovens utilizando guias de presentes fornecidos por criadores de conteúdo, em contraste com 25% de consumidores de todas as idades. Além disso, 56% dos entrevistados relataram que alguns presentes de fim de ano foram promovidos por influenciadores.
“Para eles, influenciadores não são apenas figuras de mídia, mas pessoas com as quais sentem que podem se conectar de maneira mais pessoal e autêntica. Esse relacionamento cria uma confiança natural, uma vez que veem os criadores de conteúdo como fontes confiáveis, que compartilham experiências reais e dicas práticas. O estilo de vida aspiracional dos influenciadores, combinado com a forma como interagem diretamente com seus seguidores, cria uma forte relação de credibilidade”, afirmou Fabio Gonçalves, diretor de Talentos Internacionais da Viral Nation.
A pesquisa também revelou que a Geração Z tende a ser mais criteriosa nas decisões de compra. Cerca de 23% dos consumidores mais jovens afirmaram que precisam ver um produto promovido de quatro a cinco vezes antes de considerar a compra, enquanto a média entre a maioria dos compradores é de duas a três vezes. Gonçalves destacou que essa seletividade se deve à exposição excessiva a informações desde a infância.
“Esta geração é mais criteriosa em suas decisões de compra pois foi exposta a um excesso de informações desde criança e desenvolveu uma postura crítica e consciente em relação ao consumo. Eles valorizam autenticidade e transparência, e tendem a precisar ver um produto promovido várias vezes antes de considerarem uma compra, pois pesquisam mais e verificam a consistência das recomendações. Essa seletividade faz com que as marcas precisem investir em campanhas de marketing de influência sustentadas, que criem confiança e relevância ao longo do tempo”, concluiu.
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