Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Geração Z lidera compras influenciadas por criadores de conteúdo

A faixa etária de consumidores mostra-se mais crítica e seletiva nas compras

Redação de Redação
14 de outubro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma pesquisa da plataforma Mavely revelou que 52% da Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, compraram presentes baseados nas recomendações de influenciadores. Além disso, 58% dos integrantes dessa geração confiam em influenciadores para obter ideias de presentes.

O estudo, que analisou as tendências de compras para as festas de fim de ano, também indicou que 54% dos consumidores em geral planejam fazer a maior parte das compras tanto online quanto pessoalmente. No entanto, a Geração Silenciosa, pessoas nascidas entre 1925 e 1945, se destacou ao realizar 30% de suas compras exclusivamente online, em comparação a 15% da Geração Z.

Os influenciadores exercem uma influência significativa sobre as decisões de compra da Geração Z, com 47% dos jovens utilizando guias de presentes fornecidos por criadores de conteúdo, em contraste com 25% de consumidores de todas as idades. Além disso, 56% dos entrevistados relataram que alguns presentes de fim de ano foram promovidos por influenciadores.

“Para eles, influenciadores não são apenas figuras de mídia, mas pessoas com as quais sentem que podem se conectar de maneira mais pessoal e autêntica. Esse relacionamento cria uma confiança natural, uma vez que veem os criadores de conteúdo como fontes confiáveis, que compartilham experiências reais e dicas práticas. O estilo de vida aspiracional dos influenciadores, combinado com a forma como interagem diretamente com seus seguidores, cria uma forte relação de credibilidade”, afirmou Fabio Gonçalves, diretor de Talentos Internacionais da Viral Nation.

A pesquisa também revelou que a Geração Z tende a ser mais criteriosa nas decisões de compra. Cerca de 23% dos consumidores mais jovens afirmaram que precisam ver um produto promovido de quatro a cinco vezes antes de considerar a compra, enquanto a média entre a maioria dos compradores é de duas a três vezes. Gonçalves destacou que essa seletividade se deve à exposição excessiva a informações desde a infância.

“Esta geração é mais criteriosa em suas decisões de compra pois foi exposta a um excesso de informações desde criança e desenvolveu uma postura crítica e consciente em relação ao consumo. Eles valorizam autenticidade e transparência, e tendem a precisar ver um produto promovido várias vezes antes de considerarem uma compra, pois pesquisam mais e verificam a consistência das recomendações. Essa seletividade faz com que as marcas precisem investir em campanhas de marketing de influência sustentadas, que criem confiança e relevância ao longo do tempo”, concluiu.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mizuno lança pop-up no centro de São Paulo para apaixonados por música e estilo

Próxima Postagem

Johnnie Walker lança seu primeiro drinque pronto para beber no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Alckmin: tarifa de Trump sobre o aço prejudica o mundo todo, não só o Brasil
Economia

Alckmin: tarifa de Trump sobre o aço prejudica o mundo todo, não só o Brasil

4 de junho de 2025
Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades
Economia

Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades

4 de junho de 2025
Comer fora ficou mais caro: preços das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025
Foodservice

Comer fora ficou mais caro: preço das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

4 de junho de 2025
Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro
Marcas

Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro

4 de junho de 2025
Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado
Economia

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

4 de junho de 2025
Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões
Notícias

Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC
Shopping centers

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
Johnnie Walker

Johnnie Walker lança seu primeiro drinque pronto para beber no Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Alckmin: tarifa de Trump sobre o aço prejudica o mundo todo, não só o Brasil

Alckmin: tarifa de Trump sobre o aço prejudica o mundo todo, não só o Brasil

4 de junho de 2025
Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades

Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades

4 de junho de 2025
Comer fora ficou mais caro: preços das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

Comer fora ficou mais caro: preço das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

4 de junho de 2025
Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro

Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro

4 de junho de 2025
Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

4 de junho de 2025
Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

4 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.