A Renner tem avançado na promoção de uma moda sustentável, aproximando o tema dos consumidores de forma acessível. Atualmente, 8 em cada 10 peças de roupa vendidas pela marca são feitas com matérias-primas e processos que reduzem o impacto socioambiental.
Para chegar a esse resultado, a varejista de moda tem trabalhado com seus fornecedores para redesenhar o processo de criação de produtos, integrando conceitos de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. “Nossas coleções não apenas seguem as últimas tendências da moda, como também possuem atributos de menor impacto ambiental”, explica Juliana Frasca, diretora de Estilo da Renner.
Entre as iniciativas está o uso de algodão certificado, que promove práticas agrícolas de menor impacto ambiental e melhores condições de trabalho. A empresa também investe em matérias-primas como viscose certificada e fio reciclado, que reduzem o consumo de materiais virgens e prolongam o ciclo de vida dos tecidos. Outro exemplo é o projeto de algodão agroecológico, que apoia mais de 300 famílias em comunidades rurais, promovendo o empoderamento feminino.
Mais da metade das peças de jeans e sarja da marca são produzidas com baixo volume de água. Outra frente é a transição energética do ecossistema de fornecedores. Hoje, 40% deles já migraram para energias renováveis de baixa emissão.
A Renner também tem evoluído na eficiência produtiva, com mais da metade das peças de jeans e sarja sendo fabricadas com baixo consumo de água. Além disso, 40% dos fornecedores já migraram para o uso de energias renováveis, contribuindo para a redução das emissões de carbono.
Guia de Moda Circular
Em uma nova etapa dessa jornada, a Renner lançou o Guia de Moda Circular, um material prático que visa aplicar os princípios da economia circular ao setor têxtil. O guia foi desenvolvido para orientar fornecedores e parceiros sobre práticas que reduzem o consumo de matérias-primas e a geração de resíduos, fomentando um ciclo mais responsável na produção de moda.
“A aplicação da economia circular ao universo da moda vem avançando rapidamente e será fundamental para o futuro. Entendemos que a Renner pode e deve desempenhar o papel de facilitadora nessa jornada, estimulando a mudança não só no nosso negócio, mas no nosso setor e na própria sociedade”, diz o gerente Geral de Sustentabilidade, Eduardo Ferlauto.
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