Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 331,2 mi no 3º trimestre e reverte prejuízo

Rede de varejo consegue interromper 6 trimestres consecutivos de perdas; último resultado líquido positivo foi em 2021

Redação de Redação
14 de novembro de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 331,2 mi no 3º trimestre e reverte prejuízo

Após seis trimestres consecutivos no prejuízo, o Magazine Luiza voltou a gerar lucro. O lucro líquido da companhia foi de R$ 331,2 milhões no terceiro trimestre de 2023, o que a fez reverter o resultado negativo de R$ 190,9 milhões do mesmo período de 2022. A última vez que a varejista teve resultado líquido positivo foi no quarto trimestre de 2021, quando o lucro líquido foi de R$ 93 milhões.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do Magalu também foi positivo e quase o dobro do reportado na comparação anual: R$ 970,9 milhões, alta de 111,3%. A margem Ebitda ficou em 11,3%, 6,1p.p. a mais que no ano passado. A receita líquida teve queda de 2,6% e fechou em R$ 8,578 bilhões.

O Magazine Luiza reportou também resultados ajustados, dos quais são retiradas entradas e saídas não recorrentes. O Ebitda ajustado foi de R$ 487,5 milhões no terceiro trimestre de 2023, recuo de 0,7% ante o mesmo período de 2022. A empresa explica que o ajuste se refere a créditos tributários, além de outras provisões e despesas pontuais. Sem isso, a empresa teria prejuízo líquido de R$ 143,4 milhões, uma redução de 15,7% em relação a 2022. A margem Ebitda ajustada seria de 5,7%, recuo de 0,1 pp na comparação anual.

A margem bruta foi destaque e a maior dos últimos seis anos da companhia. Ela ficou em 30,4%, um crescimento de 2,9 pontos porcentuais (p.p.) em relação ao terceiro trimestre de 2022. Segundo a empresa, isso se deve à estratégia de repasse do DIFAL (diferença de alíquota do ICMS) e à melhoria da rentabilidade do 1P (mercadorias próprias). Além disso, a receita de serviços contribuiu com 1,9 p.p. para a margem bruta total.

“Diante de um cenário macro ainda desafiador, o Magalu segue conciliando iniciativas com impacto imediato sobre as vendas e, sobretudo, a rentabilidade, e sua estratégia de longo prazo, calcada principalmente na expansão do marketplace”, afirmou a administração da empresa, em release de divulgação de resultados, nesta segunda-feira, 13.

Vendas

As vendas totais, incluindo lojas físicas, e-commerce com estoque próprio e lojistas virtuais (marketplace) cresceram 5% e atingiram R$ 15 bilhões. Os motivos foram o crescimento de 5,7% no e-commerce total, de 2,3% nas lojas físicas, além do marketplace, que cresceu 24,8%. A participação do e-commerce no total nas vendas teve leve alta de 0,7pp e hoje corresponde a 73,2%.

O e-commerce brasileiro teve uma queda de 7% segundo a Neotrust no terceiro trimestre de 2023. No mesmo período, as vendas do e-commerce do Magalu avançaram 6% e atingiram R$ 11 bilhões.

MagaluPay

O volume total de transações processadas (TPV) da fintech da companhia atingiu R$ 25 bilhões no trimestre, com alta de 11%. O MagaluPay, por sua vez, superou a marca de 11,1 milhões de contas digitais.

Na joint venture com o Itaú, a Luizacred, houve R$ 15 milhões de prejuízo. A taxa de inadimplência de curto prazo foi de 3,3%, uma melhora de 0,2 p.p. em relação a junho de 2023. A carteira vencida acima de 90 dias também teve leve melhora – uma taxa de 10,5% em setembro, 0,4 p.p menor que em junho de 2023.

Caixa

No trimestre encerrado em setembro, a geração de caixa operacional foi de R$ 327 milhões. Já a posição de caixa líquido foi de R$ 0,7 bilhão e uma posição de caixa total no valor de R$ 8,1 bilhões.

Com informações de Estadão Conteúdo (Marcela Villar)

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

RecargaPay lança ferramenta para ajudar clientes na Black Friday

Próxima Postagem

Natura &Co reverte prejuízo e registra lucro líquido de R$ 7,024 bilhões no 3º trimestre

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV
Economia

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra
Economia

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Natura &Co reverte prejuízo e registra lucro líquido de R$ 7,024 bilhões no 3º trimestre

Natura &Co reverte prejuízo e registra lucro líquido de R$ 7,024 bilhões no 3º trimestre

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.