Aplicativo dá dicas para o próprio consumidor consertar eletrodomésticos da linha branca

Lançado em agosto de 2016, no auge da crise econômica, o aplicativo Desquebre propõe ao consumidor consertar o próprio aparelho ao invés de substituí-lo e, com isso, ajudá-lo a evitar gastos desnecessários.

Para isso, o aplicativo reuniu uma base com dicas cadastradas para o próprio usuário identificar o tipo de problema e tentar fazer consertos simples. Mas caso não seja possível realizar o reparo, o app localiza um técnico que estiver mais próximo e o coloca em contato com o cliente.

Neste caso, o aplicativo permite que o usuário faça o chamado em qualquer hora ou lugar, não se restringindo ao horário comercial. O pagamento do serviço é feito pelo próprio aplicativo e pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.

O sistema é gratuito para o usuário (que paga somente o serviço solicitado) e a receita vem da cobrança de uma comissão sobre os serviços prestados pelos técnicos associados.

Os empreendedores

A empresa surgiu a partir da ideia de dois engenheiros de montar o próprio negócio, levando em conta seus problemas pessoais e experiências de amigos, que precisaram de suporte técnico para equipamentos de linha branca.

Luciano Palma e Celso Pagotti, fundadores do Desquebre, chegaram à conclusão de que era preciso ajudar essa grande parcela de consumidores e que este mercado era promissor.

“Além da economia e agilidade proporcionadas aos usuários, o Desquebre tem uma função social: o estímulo ao empreendedorismo individual, tanto para profissionais já inseridos no ramo de assistência técnica quanto para pessoas dispostas a se qualificarem neste setor”, explica Luciano Palma.

Curadoria de serviços

Os prestadores de serviço passam por entrevistas com a equipe do aplicativo para validar se há uma postura condizente com o padrão da empresa e avaliar a capacidade técnica dos profissionais. Além disso, são checadas referências profissionais e oferecidos treinamentos sobre o funcionamento do aplicativo e também de atendimento ao cliente.

O aplicativo está disponível nas versões Web, Android e iOS (iPhone) para moradores de São Paulo, Barueri, ABC e Jundiaí, com previsão de expansão para outras regiões.

Sair da versão mobile