A transição alimentar tem sido pauta de diversas ações de empresas nacionais e internacionais. De olho neste assunto, o Grupo Carrefour tem como meta ser líder nessa área. Há dois anos, a companhia tem incentivado o engajamento de seus fornecedores alinhados com responsabilidades socioambientais em todos os processos de produção.
O reconhecimento desses parceiros veio através do prêmio internacional de Transição Alimentar. A premiação, em âmbito mundial, convidou os clientes da companhia a votarem nos produtos mais representativos dentro da Transição Alimentar para Todos. Na primeira fase participaram 300 produtos e mais de 570 mil votos foram contabilizados. Um júri externo de especialistas internacionais se reuniu para selecionar os especialistas entre os fornecedores eleitos.
“Ser um agente de transformação das relações de consumo. Este é o olhar que permeia a nossa missão em viabilizar uma alimentação de qualidade para todos. Por isso, buscamos formas mais simples, prazerosas, econômicas e sustentáveis de consumo”, destacou Susy Yoshimura, diretora de ESG do Grupo Carrefour Brasil. A executiva ainda pontuou que a companhia quer trabalhar junto as outras partes do setor para melhorar a qualidade de vida e sustentabilidade do planeta.
Os produtos foram indicados por seus compromissos com cinco temas-chave da Transição Alimentar. Entre os temas estão: saúde e nutrição, embalagem, agricultura sustentável e orgânica, comunicação responsável e transparência.
Premiação
Foram atribuídos prêmios 6 prêmios internacionais nas seguintes categorias:
- Categoria de Salgados: Bonduelle – Milho sem pesticidas, milho produzido sem OGM (organismos geneticamente modificados) e pesticidas, com embalagem 100% de papelão, com classificação Eco score A.
- Categoria de mercearia doce: LU – Petit Beurre, pela parceria com mais de 1.500 agricultores para promover uma cultura de trigo mais respeitosa com o meio ambiente e a biodiversidade local, e seu compromisso com a redução da água e das emissões de CO2.
- Categoria de Líquidos: Evian – garrafa de 6 litros, pela redução de 30% de plástico, comparada a uma embalagem de 6x1L com plástico 100% reciclado.
- Categoria de Alternativas Vegetais: Nurishh — patê vegano, pela sua lista curta de ingredientes, a sua receita à base de sementes de girassol e o seu teor de proteínas.
- Categoria de higiene, beleza e casa: Airwick – Difusor elétrico com óleos essenciais, por seus ingredientes naturais e de origem responsável, incluindo certificações FSC* e RSPO**.
- Categoria de produtos para pets: Sheba – Délices du Jour, por suas embalagens de papel 100% reciclável e ingredientes com certificação MSC.
Na categoria marcas nacionais premiadas em seus países de origem, o vencedor no Brasil foi o Chá Matte Leão Orgânico e Natural. A marca foi premiada pelo comprometimento total. É um produto orgânico, com transporte de baixa emissão de CO2, embalagem com papel 100% certificado e redução de tinta de 90%.
A comissão julgadora também premiou por mérito 9 produtos locais da marca própria Carrefour, cujo desenvolvimento integrou totalmente transição alimentar. Um dos itens foi no Brasil, com o Carrefour Vegguie, hambúrguer vegano de grão de bico.
O compromisso, que está no centro da estratégia do grupo, é baseado em uma ambição coletiva e à longo prazo. Com objetivo de fornecer uma variedade de produtos mais saudáveis e sustentáveis e com a meta de atingir a neutralidade de carbono até 2040.
Nesta edição, o Carrefour mobilizou mais de 250 parceiros como parte da missão de liderar a transição alimentar. Participaram da premiação fornecedores de países como França, Bélgica, Espanha, Itália, Romênia, Polônia, Argentina e Taiwan.
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