A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, a Microsoft anunciou a chegada da nova vice-presidente de Parceiros e Canais para América Latina; a Dialog confirmou sua nova CXO e a Zoop contratou sua nova CCO.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes companhias nesta semana:
Microsoft
A empresa de tecnologia Microsoft anunciou a nomeação de Priscyla Laham para o cargo de vice-presidente de Parceiros e Canais para a América Latina. Em seu novo cargo, Priscyla terá como foco principal transformar o canal para o futuro, impulsionar o crescimento dos negócios e inspirar clientes.
“Estou muito animada com a oportunidade de liderar a área de Parceiros e Canais na América Latina. Nosso ecossistema de parceiros está no centro da companhia, e isso representa uma forte vantagem competitiva quando pensamos no tamanho e no impacto da transformação digital”, comenta a executiva.
Priscyla já é veterana da Microsoft. Sua passagem pela empresa inclui diversos cargos, como diretora de Marketing e Vendas do canal de consumo para Argentina e Uruguai, líder de Windows, gerente de Marketing do grupo de Serviços Online e CMO no Brasil. Ela também teve passagens pelo Facebook, como diretora de Vendas, até retomar para a Microsoft em 2017.
Priscyla é formada em marketing pela ESPM, com MBA pelo Instituto Insper e Fundação Dom Cabral, além do programa executivo da Stanford University Graduate School of Business. Também está bastante envolvida em programas de diversidade e inclusão e como líder do Comitê Brasileiro de Parceiros e Clientes.
Zoop
A fintech Zoop, que faz parte do ecossistema da Movile, anunciou Patrícia Esteves para o recém criado cargo de Chief Customer Officer (CCO). A executiva atuava como vice-presidente de Marketing da startup desde abril de 2020. Ao longo de sua carreira, ocupou o cargo de head de marketing do Fox Sports e também cargos de liderança em equipes de marketing da Nike e Coca-Cola.
Em sua nova função, Patrícia terá como missão unir em uma diretoria todas as áreas que têm contato com o cliente, visando oferecer a melhor experiência para o cliente. A executiva já atuava em projetos multidisciplinares, tendo como foco aprimorar a jornada do cliente. Por isso, considera a criação da área de CCO uma evolução natural.
“No nosso modelo de negócios, a Zoop só cresce quando nossos clientes têm sucesso. Por isso, mantê-los satisfeitos e melhorar a experiência deles com nossa plataforma é a melhor estratégia de negócios possível”, afirma Patrícia.
Dialog
O Dialog, startup de comunicação interna, contratou Ana Bolsoni como Chief Customer Experience Officer (CXO). A executiva é formada em gestão e recursos humanos e possui pós-graduação em gerenciamento estratégico de projetos, além de mais de 15 anos de experiência em comunicação digital.
Ana será responsável por gerenciar toda a parte de experiência do cliente com a startup e com o produto do Dialog. Ela também fará relacionamento com clientes nos níveis gerenciais e executivos. Em nota, a empresa diz que essa foi uma contratação estratégica por parte da empresa, que cresceu 200% em 2021 e tem como objetivo atingir 1 milhão de colaboradores em sua base em 2022.
Twilio
A Twilio, empresa de comunicação em nuvem, apresentou todo seu time que atuará no Brasil, onde opera desde 2019, com a missão de democratizar o mundo da comunicação por meio de APIs (interface de programação de aplicativos). À frente de suas operações no Brasil estão Raul Rincon, vice-presidente Latam; Luis Leão, desenvolvedor evangelista da empresa; e Gustavo Boyde, diretor de Marketing Latam.
No terceiro trimestre de 2021, a receita da empresa com clientes no Brasil apresentou um aumento de 82%, comparado ao mesmo período em 2020. No País, a Twilio atua com quase 100 pessoas, um quarto do time Latam, e tem como clientes MercadoLibre, Nubank, Rappi e outras grandes empresas.
LLYC
A consultoria global de comunicação e relações públicas LLYC apresentou suas três novas diretoras na operação Brasil. Além das profissionais, a empresa também criou uma nova área dedicada a ESG. Esta nova área ficará sob o comando de Anatrícia Borges, que já atuou como gerente de Comunicação Corporativa da LLYC no Rio de Janeiro até 2018 e que agora retorna para a empresa. A executiva tem mais de 20 anos de experiência na área.
Quem ganhou também uma nova diretora foi a área de digital, que passa a ter Maíra Fontoura no cargo. A diretora é formada em multimídia digital pela Unisul e está cursando o master de gestão e inovação, curso em parceria entre ESPM e ITA. A profissional tem mais de 12 anos de experiência em comunicação digital. Antes da LLYC, trabalhou nas agências como Ogilvy e Cubocc.
A área de Healthcare & Advocacy está sob nova direção, Giuliana Gregório foi promovida a diretora da equipe. A profissional tem ampla experiência com jornalistas, market acess, patient advocacy e comunicação interna. Giuliana é especialista em relações com a mídia, mediação de conflitos corporativos e gerenciamento de crises, atuando ativamente em importantes causas de saúde no País.
Awin
David Lloyd foi anunciado para o cargo de diretor de atendimento da Awin, e será responsável por supervisionar todos os aspectos da experiência do cliente da companhia. Ele também irá liderar os gerentes regionais e as equipes globais de afiliados, gerenciamento de contas, operações, novos negócios, marketing e imprensa.
Lloyd acumula passagens pela Google e Alibaba, além de experiências nos setores de marketing digital, varejo e tecnologia. Na Alibaba, exercia o cargo de diretor-executivo do Reino Unido e Escandinávia. Ele teve um papel essencial no crescimento das operações do grupo na região, trabalhando com centenas de marcas europeias de e-commerce, pagamentos e nuvem.
A decisão de contratar um diretor de atendimento veio após o primeiro ano sob o comando do CEO Adam Ross, em que a empresa gerou uma receita de 14 bilhões de euros para as empresas anunciantes.
“Procuramos muito e agora temos o prazer de dar as boas-vindas a David como o quarto membro da Diretoria. Como eu disse quando me tornei CEO, tenho planos de crescimento ambiciosos para a Awin e o valor agregado que oferecemos aos clientes. Para realizá-los, é preciso desenvolver ainda mais nossa abordagem de colocar o cliente em primeiro lugar “, comenta o CEO da Awin.
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