Com avanço de entregas residenciais, FedEx investe em dados para customizar experiência

Em palestra na NRF 2024, Raj Subramaniam, presidente e CEO da FedEx Corporation, disse que uma das mudanças mais intensas nos últimos anos foi o foco na sustentabilidade

Com avanço de entregas residenciais, FedEx investe em dados para customizar experiência

Com a redefinição do comércio eletrônico após a pandemia de covid-19, a logística se tornou um fator de diferenciação para as companhias de varejo. Maior empresa de entregas rápidas do mundo, a FedEx passou por uma transformação digital nos últimos três anos para se tornar uma empresa baseada em dados.

E o resultado é o lançamento de uma plataforma com diferentes soluções integradas. Com os dados gerados pelos mais de 15 milhões de pacotes movimentados diariamente, é possível extrair novos conhecimentos e ajudar as marcas a oferecerem experiências aprimoradas aos clientes.

“Combinamos nossos dados na previsibilidade do sucesso do envio e notificamos sobre a remessa o tempo todo para que as pessoas possam tomar decisões. Isso nos leva ao melhor retorno”, diz Raj Subramaniam, presidente e CEO da FedEx Corporation, durante o primeiro dia da NRF Retail’s Big Show.

Subramaniam explica que o investimento para que as empresas possam customizar a experiência do consumidor segue a demanda do mercado: antes da pandemia, 75% das entregas feitas pela FedEx eram de negócio, e hoje são residenciais.

Mudanças intensas

As mudanças no supply chain foram intensas nos últimos 5 anos. E uma das principais foi  o foco na sustentabilidade. “A transparência é importante e obrigatória para os consumidores nos dias de hoje. Para a geração Z e os millennials, os valores e a contabilização das emissões de carbono são importantes”, afirma.

Outro valor importante para o consumidor que os varejistas devem se atentar é a política de devolução: 96% preferem fazer compras com marcas que facilitem a troca de mercadorias.

“Essa é uma das principais dores de cabeça para os varejistas, em termos de custo e logística. A política de devolução é importante para a própria venda e precisa ser feita de forma simples e automatizada”, explica.

Subramaniam destaca que o consumidor deseja que o processo seja simples e automatizado. A FedEx possui 60 mil pontos para que as pessoas podem fazer a devolução.

O que é a NRF?

A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro.

Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes. A MERCADO&CONSUMO embarcou com a delegação da Gouvêa Experience e faz uma cobertura especial do evento.

Como parte da programação, os executivos têm reuniões exclusivas, jantares e acesso ao Retail Executive Summit (RES), evento organizado pela Gouvêa Experience, em Nova York, que contará com palestras exclusivas. A principal atração do RES 2024 será Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden e empreendedor de varejo nos segmentos de moda, cervejaria, táxi aéreo e cinematográfico.

Imagens: Mercado&Consumo

 

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