A Embraer informou nesta quarta-feira, 15, que Binter Canarias assinou um contrato para a utilização da plataforma digital Beacon para manutenção da sua frota de E195-E2. O valor do contrato não foi informado. Este é o primeiro contrato comercial do Beacon com uma companhia aérea da Europa.
Segundo a Embraer, a decisão da companhia aérea espanhola foi tomada após o teste bem-sucedido da plataforma de coordenação que conecta recursos e profissionais para o retorno das aeronaves ao serviço. O Beacon é uma plataforma agnóstica, que atende a aeronaves de todos os fabricantes.
“Iniciamos os testes da plataforma Beacon com expectativas de avanços significativos na disponibilidade de aeronaves e na alocação adequada de nossa equipe. O Beacon provou ser uma ferramenta importante para nossas equipes de manutenção e estamos felizes em avançar para um contrato comercial após o período de testes”, destaca em nota o diretor de Operações da Binter, Javier Bretón.
Incubado pela Embraer-X, aceleradora de mercado da Embraer para negócios disruptivos, o Beacon é a plataforma de coordenação de manutenção para retorno mais rápido ao serviço. É uma plataforma projetada para conectar e sincronizar recursos da indústria, a cadeia de suprimentos de pós-venda e profissionais de serviços de aviação de maneira mais ágil e eficiente para manter as aeronaves voando.
Segmento de defesa
Embora o ambiente global esteja mais belicoso, com o consequente aumento dos orçamentos de guerra das principais potências do mundo, a Embraer vem apresentando quedas em sua divisão de defesa. No terceiro trimestre de 2022, a divisão de defesa e segurança da empresa reportou queda de 42% da receita na comparação anual, para R$ 533,7 milhões.
A margem do segmento no acumulado até setembro foi de 21,2%, ante 23,6% no mesmo período do ano passado. Em 2022, após um longo período de negociações com a Força Aérea Brasileira (FAB), a Embraer anunciou um acordo para redução do contrato do KC-390, de 28 para 19 unidades.
Com informações de Estadão Conteúdo: (Beth Moreira)
Imagem: Shutterstock