A cervejaria holandesa Heineken teve lucro líquido de 2,68 bilhões de euros em 2022, valor 19% menor do que o ganho de 3,32 bilhões de euros apurado em 2021, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira, 15. O resultado, porém, superou o consenso de lucro de 2,54 bilhões de euros fornecido pela própria empresa e baseado nas estimativas de 22 analistas.
Já a receita líquida da Heineken atingiu 28,72 bilhões de euros no ano passado, ante 21,94 bilhões de euros em 2021 e também acima da projeção do mercado, de 28,39 bilhões de euros.
O lucro operacional ajustado – uma das métricas preferidas da companhia – foi de 4,5 bilhões de euros em 2022, ante 3,41 bilhões de euros no ano anterior. Neste caso, o consenso era de 4,43 bilhões de euros. O volume orgânico total de cerveja, por sua vez, teve expansão de 6,9% no ano passado.
Investimento em plataforma e distribuição
O consumo de cerveja harmonizado com hambúrgueres, pizzas e pratos tem feito cada vez mais parte do cardápio do brasileiro. Com o crescimento do canal de foodservice, o Grupo Heineken lançou a plataforma HeiShop para manter um relacionamento direto com os pontos de venda.
“Atualmente, temos apoiado o crescimento dos nossos parceiros com o lançamento da plataforma HeiShop, que reúne todos os produtos do Grupo Heineken”, afirma Sandra Franco, gerente de Key Account On Premise da marca.
Por meio da plataforma, os bares e restaurantes podem realizar pedidos, acompanhar a entrega e contam com condições especiais de negociação.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock