Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

IA, Machine Learning, IoT e mais: a transformação dos negócios esteve mais do que nunca presente na NRF 2024

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
15 de fevereiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
NRF

A NRF 2024 contou com uma gama de soluções de hardware, software e serviços para toda a cadeia de suprimentos. Foram apresentadas soluções para a área financeira, bancária, atendimento ao cliente, RH, marketing e comunicação, segurança e prevenção de perdas, bem como a destacada Inteligência Artificial. 

Muito tem se falado sobre IA, mas é necessário entender que se trata de um conjunto de soluções e técnicas que possibilitam aos computadores “imitarem” a inteligência humana, utilizando árvores de decisão, aprendizado de máquina (machine learning) e muita lógica. E para que a Inteligência Artificial funcione é importante que a coleta e análise dos dados sejam efetuadas de forma adequada. 

O aprendizado de máquina é o contribuinte da IA, que utiliza algoritmos e diversas técnicas de estatística para “ensinar” as máquinas a otimizarem as tarefas. Engloba a ciência de dados, área interdisciplinar que engloba a ciência da computação, estatística, método científico e algoritmos otimizados para a análise de dados, visando a descoberta de insights que suportam a tomada de decisão.

Muito falado na NRF 2024, o AIDC (Automatic Identification & Data Capture) será um grande aliado no varejo, com a captura e identificação automática de dados. Com ele, é possível identificar e rastrear objetos, animais, documentos, veículos, bagagens, transportes, medicamentos, comidas, pessoas e produtos em geral.

A captura dos dados também pode ser realizada por meio de sensores, código de barras, QRCodes, trilhas magnéticas, biometria (face, mãos, íris, impressão digital, voz etc.); bem como pela RFID (Identificação por Radio Frequência), visão computacional, OCR (reconhecimento óptico de caracteres), geolocalização, entre outros. 

Estes dados podem vir acompanhados por informações secundárias importantes, como horário, data, localização interna e externa, operador, além de velocidade, peso, temperatura, volume e seus respectivos status, como ligado-desligado, aberto-fechado, detector de movimento de fumaça, de sinal, ou outro tipo de mensuração.

A este conjunto de tecnologias dá-se o nome de IoT, também conhecido como Internet of Things ou Internet das Coisas, que, em conjunto com a Inteligência Artificial, pode transformar os negócios por meio da agilização de processos e da análise dos dados.

Várias soluções integrando a IA e a AIDC podem ser amplamente aplicadas ao varejo. Entre elas, inventário em tempo real, análise automática de planograma, logística, quebra, ressuprimento, recebimento, expedição, vendas, entre outras.

A NRF demonstrou várias soluções para PDV, incluindo carrinhos e self-checkout equipados com câmeras que agilizam a captura de dados dos produtos que estão sendo comprados. Uma grande vedete foram as lojas autônomas. Os fabricantes demonstraram o quanto os sensores, a visão computacional e as diversas ferramentas de AIDC, aplicadas em conjunto com as técnicas de IA, podem transformar a experiência dos consumidores.

Foodservice

Um novo pavilhão apresentou as soluções para o foodservice, que demonstrou na prática a utilização de todas essas ferramentas, juntamente com a robótica. Um dos destaques foi a importação do autosserviço, colocando à disposição dos visitantes a degustação de pizza, hambúgueres, cookies, refrigerantes e outras comidas, via uso de quiosques de autoatendimento, em que o cliente pode selecionar o que deseja. O pedido é disparado para o preparo e armazenado em lockers que garantiam que o produto estava quentinho para ser consumido.

Parte dos pratos era preparada por robôs, que não faltaram na feira. Havia robôs para logística de última milha, para servir, para fritar produtos, para carregar paletes, caixas e até para subir em prateleiras e auxiliar na logística.

No setor de foodservice também foram apresentadas soluções com visão computacional, que garantiam a conformidade e a qualidade de produtos produzidos; bem como dispositivos de IoT, que mediam consumo de água, energia, temperatura, qualidade dos alimentos e quantidade de bactérias. Enfim, sensores para otimizar quase tudo!

Isto sem contar uma área repleta de vending machine, que ia das mais simples até as que produziam e comercializavam cachorro-quente.

A preocupação com o meio ambiente ficou evidente dentro e fora da NRF. Era nítida a preocupação com sacolas, copos e talheres plásticos e canudos. Muitos destes itens foram substituídos por papel ou produtos recicláveis.

Neste ano, a NRF colocou coletores de resíduos com separação por tipo e uma das vendings machines coletava garrafas pets e as triturava. Em troca, os consumidores recebiam cupons de descontos para as próximas compras.

Enfim, foi muito prazeroso participar pela 28ª vez consecutiva de um evento tão importante, que permite aos varejistas dos mais diferentes segmentos, setor e portes, beberem da fonte e conhecerem as principais tendências que impactarão os negócios no curto, médio e longo prazos. 

Como a “avó” da RFID no Brasil, não poderia deixar de destacar a minha profunda alegria em ver a adoção em massa dessa tecnologia na maioria das lojas. Parecia um sonho ver as tags em calcinhas, perfumarias, roupas, cama, mesa e banho, acessórios, joias e até em pé de alface e muffin. Foi, realmente, um presente.

Tenho certeza de que no Brasil o caminho será o mesmo, ou seja, os varejistas passarão a ver o valor da tecnologia, e não apenas o preço. Em 2011, quando conclui meu doutorado, minha tese foi sobre a aplicação e o impacto do AIDC no varejo. Uma década depois, vejo que a sua aplicação é imprescindível para a agilização dos processos, a redução dos custos e o aumento dos lucros, que podem ser ainda mais otimizados com o suporte da Inteligência Artificial.

Neste ano, completo 40 anos na área de tecnologia da informação e comunicação. Gostaria de expressar a minha gratidão a Deus por ter me permitido vivenciar essa transformação digital e entender a importância da ética e da sabedoria no uso dos dados, que são transformados em informações, que são transformadas em conhecimento que são aplicados para o benefício da humanidade.

Regiane Relva Romano é diretora de Inovação Vip-Systems.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Setor de seguros cresce 9% em 2023, e arrecada R$ 388 bilhões

Próxima Postagem

Cesta básica sobe em 7 das 8 capitais avaliadas e Brasília registra o maior aumento

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Preço de produtos caem, consumo aumenta, mas cesta básica continua em alta

Cesta básica sobe em 7 das 8 capitais avaliadas e Brasília registra o maior aumento

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.