O Dia Internacional do Consumidor, comemorado sempre em 15 de março, vem se tornando uma data de promoções no Brasil, chegando a ser apelidada de “Black Friday do 1º Semestre”. Neste ano de 2021, apesar da crise financeira resultante da pandemia de Covid-19, a expectativa para a data é positiva, segundo pesquisa feita pela All iN e pela Social Miner em parceria com a Opinion Box.
Entre os entrevistados, 32% afirmaram que pretendem aproveitar as ofertas do Dia do Consumidor; 44% ainda estão indecisos, e 24% não devem engajar com o evento. Se o Dia do Consumidor deste ano repetir o desempenho do ano passado, o resultado será positivo. Em 2020, o faturamento dos e-commerces na data bateu R$ 3,62 bilhões – 47% dos que compraram online em 2020 eram novos consumidores.
A maioria dos consumidores (61%) pretende aproveitar a data para comprar itens de necessidade com melhor preço. Para mais de metade, ou 53%, o Dia do Consumidor também é interessante para a aquisição de itens de desejo com valor mais baixo. Substituição de itens antigos por versões mais novas, compra para presentear e estocagem de produtos usados com muita recorrência foram os outros motivos apontados para a compra na data.
Os compradores costumam se engajar com as ofertas cerca de 15 dias antes do evento, por volta de 1º de Março (que foi o que 10% responderam à pesquisa). Além disso, 25% disseram que devem comprar na semana do evento, e 13% só no Dia do Consumidor propriamente. A maioria dos consumidores disse que vai procurar por ofertas via sites de buscas e aplicativos de lojas.
A All iN e a Social Miner alertam que, para evitar perder clientes, é fundamental as lojas estarem atentas aos seguintes pontos que fariam o consumidor desistir da compra:
Imagens: Divulgação e Bigstock