Mesmo os líderes da prática em cross channel como os varejistas dos Estados Unidos e do Reino Unido ainda estão desenvolvendo recursos para melhorar e aprimorar suas ações. Porém, varejistas de outros locais já estão na busca de seus modelos tendo em vista o comportamento de seus consumidores.
Segundo o “Relatório de Varejo Cross Channel Global”, do Grupo Ebeltoft, consórcio mundial de empresas que identificam, analisam e discutem tendências globais do varejo, os varejistas de produtos eletrônicos foram os mais desenvolvidos no uso de recursos de cross channel, seguidos pelos varejistas gerais, DIY (faça você mesmo) e lojas especializadas em moda.
Os recursos de cross channel que são experimentados pelo varejo mundial incluem a compra online, a interação da loja com o cliente pelas redes sociais, a comunicação do website e a disponibilidade de políticas como cartões fidelidade e consulta de informações gerais da loja.
No Brasil, um exemplo da tendência do cross channel é a rede Livraria Saraiva que recentemente acrescentou recursos cross channel como o acesso wifi gratuito em sua lojas para encorajar os compradores a verificarem os comentários sobre os produtos em seus próprios celulares. O resultado foi incentivar a permanência na loja e aumentar as vendas ou na loja ou pelo aplicativo de e-commerce.
São os clientes de cada mercado que definirão seu próprio comportamento cross channel, obrigando os varejistas inteligentes a determinar o que é certo para seus negócios. Para a maioria dos varejistas líderes de mercado e seus rivais, o cross channel será obrigatório, não uma opção. Priorizar as melhores oportunidades impulsionará muitos varejistas para examinar mais de perto sua vontade e capacidade de mudar. As estratégias de cross channel irão melhorar as habilidades dos varejistas para serem mais analíticos em suas tomadas de decisão e forçar as equipes multifuncionais a serem normas e não a exceção.
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