A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, o Shopping Parque da Cidade anunciou sua nova gerente de Marketing; o Magalu confirmou o novo CEO de sua fintech; e a Lopes Supermercados anunciou seu novo CEO.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Shopping Parque da Cidade
O Shopping Parque da Cidade, localizado na zona sul da capital paulista, divulgou Neliana Pucci como a nova gerente de Marketing da operação. Com mais de 30 anos de experiência no setor de varejo, a executiva chega ao empreendimento com o desafio de promover ações para dar mais visibilidade ao empreendimento.
“Estou bastante animada em assumir este desafio. Meu objetivo é promover ações para aumentar ainda mais a visibilidade do Shopping Parque da Cidade. Tenho certeza de que juntos vamos inovar e reforçar o posicionamento do nosso lifestyle center e trazer cada vez mais opções de cultura e entretenimento para o nosso espaço”, declara Neliana Pucci.
Graduada em publicidade e propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e pós-graduada em shopping center management pelo Insper, Neliana tem ampla vivência em funções na área de marketing e consultoria para varejo e shopping center.
Sua carreira conta passagens por empresas como Gouvêa Ecosystem, Shopping SP Market, Aliansce Shopping Centers, Credicard S.A., Cia de Cigarros Souza Cruz, Shopping Iguatemi Campinas, D&D, Shopping Metrô Tatuapé e Rede Globo de Televisão. Recentemente, a executiva estava na UEFA Champions League Experience Brasil.
Magalu
O Magalu anunciou a reorganização da sua vertical de serviços financeiros. A partir de agora, a empresa consolida abaixo do guarda-chuva da Fintech Magalu as operações de crédito, pagamentos, seguros e consórcios. O objetivo é potencializar as sinergias para acelerar a expansão dessas frentes de negócio, em benefício de todo o ecossistema da companhia. Carlos Mauad será o responsável direta e indiretamente (no caso das parcerias, como Luizacred) por todas essas operações.
Mauad era CEO do Banco Carrefour desde o início de 2019. Antes, passou pelas áreas comerciais da Smiles e fez longa carreira no Citibank. Com sólida e respeitada experiência no mercado financeiro e em soluções de pagamento, o executivo tem pós-graduação em engenharia mecatrônica pela Universidade Federal de Santa Catarina e MBA em finanças pelo Ibmec.
Robson Dantas, que atuava como head da Fintech Magalu desde 2020, segue apoiando a companhia em uma posição consultiva.
Lopes Supermercados
O Lopes Supermercados anunciou Paulo Drago como seu novo CEO. Com 20 anos de experiência executiva no varejo alimentar, o profissional será o responsável por implementar estratégias que possibilitarão o crescimento do Grupo Lopes e Raiz, preservando a cultura e os princípios corporativos do grupo.
“É uma honra e um privilégio estar aqui no Lopes, uma empresa com quase 50 anos de história. Vamos trabalhar focados na excelência e em superar as expectativas de nossos clientes, trabalhando com consistência e foco em um resultado sustentável”, afirma.
Contador com MBA’s em finanças corporativas, varejo e gestão estratégica de negócios, Paulo possui uma carreira consolidada no varejo alimentar, ocupando posições executivas em empresas como Grupo Carrefour Brasil, Grupo Big, Prezunic (Cencosud) e GPA (Grupo Pão de Açúcar).
Grupo Mantiqueira
Com 35 anos de história, a Mantiqueira Brasi agora conta com Márcio Utsch como novo sócio e CEO. O executivo já atuava como membro do conselho da companhia desde 2019, sendo também conhecido por ter presidido a Alpargatas, entre 1997 e 2019.
É uma nova fase da trajetória do grupo, que tem como CEO, desde a sua fundação em Minas Gerais, o empresário Leandro Pinto. O executivo continua à frente do conselho de administração do grupo, mas deixa a posição de presidente da empresa para assumir novos desafios dentro da companhia.
“A Mantiqueira Brasil vai continuar sendo o que sempre foi: parceira em todos os momentos, com olhar empreendedor construindo relações sólidas, disponível para ouvir e atender às novas necessidades do mercado. Esta mudança nos deixa ainda mais preparados para levar a Mantiqueira Brasil para todo o mundo”, declara Leandro.
Banco Fibra
O Banco Fibra anunciou a contratação de Patrícia Villas Boas Amaro. A executiva assume como CFO da instituição, reportando diretamente ao presidente do Banco, Arno Schwarz. A executiva terá como missão potencializar a estratégia de áreas específicas e contribuir com a transformação digital do banco.
“O mercado financeiro ainda é muito masculinizado e ter uma mulher na cadeira de CFO no segmento bancário inspira outras mulheres a seguirem o mesmo caminho. Quero fazer a diferença e acredito que a minha experiência fará total sentido aqui.”, declara.
Patrícia é advogada por formação, com MBA em finanças pelo Insper e certificada como conselheira de inovação pela Go.New. A profissional conta com passagens em players do segmento, como American Express, Bradesco e BNP Paribas Personal Finance. Neste último, desenvolveu sua carreira por 11 anos, onde assumiu uma cadeira executiva sênior como CFO da América Latina.
Mars Wrigley
A executiva brasileira Adriana Hartmann acaba de assumir como general manager da Mars Wrigley, divisão de chocolate, balas e snacks da Mars, em substituição a Harvey Millar, que comandou a operação do Brasil por cinco anos. Na Mars, terá o compromisso de ampliar a presença da empresa em seu segmento com o fortalecimento de canais de venda, diversificação do portfólio de produtos e impulsionamento das jornadas de equidade, diversidade e inclusão.
Adriana tem uma sólida trajetória de liderança em marketing e trade marketing na Unilever em Personal Care, Home Care, Foods e Ice Cream. Sua experiência mais recente foi como general manager para Ben e Jerry’s, onde conduziu o processo de transformação do negócio, aliando a busca por crescimento e lucratividade com responsabilidade social e ativismo.
“Assumo este novo desafio muito alinhada com o propósito da Mars Wrigley, de inspirar momentos de felicidades todos os dias. Quero compartilhar minha experiência para alavancar ainda mais o crescimento de qualidade, as inovações e a cultura da Mars, priorizando o engajamento e fortalecimento dos times”, afirma.
Adriana é formada em administração, negócios e ,arketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com MBA na mesma área pela Fundação Dom Cabral e formação no Programa Exponencial de Executivos e Inovação da SingularityU California.
Imagens: Divulgação