Em parceria com o Banco do Brasil, a Danone Brasil anunciou um novo ciclo de crédito facilitado no valor de R$ 100 milhões, por meio do Plano Safra 2025/2026. O crédito deste ano é o dobro do disponibilizado em 2024. A iniciativa oferece condições especiais de financiamento, como juros reduzidos e subsídios, facilitando o acesso ao crédito para produtores de leite, com taxas atrativas e exclusivas.
O convênio integra a Jornada Flora, abordagem holística de agricultura regenerativa da Danone, que busca impulsionar o crescimento sustentável no campo, promovendo a descarbonização e gerando impactos positivos para as pessoas, os animais e o meio ambiente. O benefício está disponível para todos os fornecedores de leite da marca.
“Esse modelo tem gerado um impacto real e positivo no campo. Ao firmarmos contratos de comercialização com nossos fornecedores, oferecemos a eles mais segurança para planejar o futuro, com acesso a crédito facilitado, assistência técnica de qualidade e valorização da produção a preço de mercado”, comenta Mário Rezende, vice-presidente de Sustentabilidade e Operações da Danone.
Mais de 133 produtores de leite da Danone já foram beneficiados, com foco principalmente na qualificação técnica, no aumento de renda e na melhoria da qualidade do leite. Os contratos são divididos em custeio e investimento, abrangendo desde correção e preparo de solo, plantio de lavouras de milho para alimentação animal, até investimentos de longo prazo em infraestrutura, como centros de ordenha, Compost Barn, Free Stall, conforto animal, máquinas e equipamentos.
O anúncio foi feito durante a visita de executivos e convidados à Fazenda Cachoeira das Antas, em Santa Rita de Caldas (MG), fornecedora parceira da produção de laticínios da Danone. A fazenda também participa de um projeto-piloto da empresa, com foco em bem-estar animal e padronização de boas práticas para melhorar a saúde e o conforto dos animais.
Educampo
Um dos destaques apresentados durante a visita foi o Educampo, iniciativa que integra a Jornada Flora. Desenvolvido em parceria com o Sebrae, o programa oferece assistência técnica especializada nas áreas de gestão, nutrição e conforto animal, contribuindo para o bem-estar dos animais, o aumento da produtividade e a redução das emissões no campo.
Desde 2022, quando a Fazenda Cachoeira das Antas passou a integrar o programa, os resultados têm sido expressivos, demonstrando o potencial transformador da Jornada Flora na prática. Alguns indicadores:
- Aumento da produção de leite em 3,5 vezes, superando um histórico de estagnação;
- Crescimento de 17% na produção total, com aumento de apenas 3% no rebanho, priorizando vacas em lactação (+16%);
- Redução de 15% no uso de concentrado, mantendo a produtividade por vaca;
- Queda de 33,8% nos principais custos da atividade, entre 2023 e 2024;
- Mesmo com a queda de 3% no preço do leite, a fazenda conseguiu reduzir seus custos em 27% e aumentar a receita em 5%, com um ganho de margem de 52%.
Jornada Flora
Ao longo dos últimos cinco anos, a Jornada Flora tem reforçado o compromisso da Danone com os impactos ambiental, social e econômico, por meio de práticas regenerativas que fortalecem toda a cadeia do leite. O programa promove o desenvolvimento sustentável dos fornecedores por meio de projetos de apoio e capacitação, impulsionando o sucesso econômico dos produtores parceiros.
A Flora é uma das principais iniciativas da Danone para a descarbonização da cadeia leiteira no Brasil, como parte de seu compromisso com impacto positivo e geração de valor. Desde 2020, a companhia alcançou uma redução de 47% no fator de emissão de carbono em sua cadeia de leite. A iniciativa também gera impactos positivos na preservação da natureza, reafirmando o compromisso da Danone com a construção de sistemas alimentares mais resilientes e alinhados aos desafios climáticos do presente e do futuro.
“Como primeira grande indústria de bebidas e alimentos do Brasil a obter a certificação B Corp para todas as suas marcas, desde 2021, a Danone reafirma seu compromisso com a saúde das pessoas e do planeta por meio da Jornada Flora. Isso passa desenvolver e capacitar produtores do leite, que são responsáveis pela principal matéria-prima que captamos, e por impulsionar o setor leiteiro no país, promovendo sistemas alimentares mais resilientes”, reforça Camilo Wittica, vice-presidente de Assuntos Jurídicos da Danone Brasil.
Imagem: Divulgação