A Choosebase Shibuya é um dos cases inovadores apresentados no “Retail Innovations 2025”, vigésima edição do estudo realizado pelo Grupo Ebeltoft, consórcio de consultorias internacionais, que traz as principais inovações do varejo por todo o planeta.
Inaugurada pela Sogo&Seibu Co., a operação é a primeira loja OMO (Online Merge Offline) de mídia do Japão, localizada no primeiro andar do estacionamento da Seibu Shibuya. Lançada em setembro de 2021, a loja integra compras online e offline e colabora com marcas boutique D2C especializadas em moda, cosméticos, alimentos e estilo de vida para oferecer experiências personalizadas e tecnológicas para os consumidores da geração Y e da geração Z.
Usando QR codes, os clientes podem escanear itens e construir carrinhos virtuais em seus smartphones, unindo a experiência tátil das lojas físicas com a conveniência do e-commerce. A loja apresenta uma seleção rotativa de aproximadamente 50 marcas elegantes e sustentáveis.
Com sua combinação de ferramentas digitais de ponta e estética moderna, a Choosebase Shibuya oferece uma experiência de varejo interativa e centrada no cliente, alinhada aos valores de consumidores jovens e antenados em tecnologia.
“A Choosebase Shibuya serve como uma plataforma dinâmica para marcas emergentes e boutiques, oferecendo-lhes a oportunidade de crescer além das restrições do varejo tradicional. Ao reduzir a necessidade de grandes compromissos de estoque, a loja apoia novas ideias e, ao mesmo tempo, ajuda as marcas a refinar suas estratégias de distribuição e a estabelecer sua presença. Sua seleção em constante mudança transforma as compras em uma jornada exploratória, em que os clientes descobrem produtos e conceitos únicos em diferentes áreas. A narrativa está presente na experiência, desde a forma como as marcas se apresentam até as narrativas criativas da equipe da loja, combinando o charme nostálgico do varejo com a inovação digital moderna. A Choosebase Shibuya redefine o engajamento do cliente combinando descoberta, narrativa e práticas de varejo inovadoras”, afirma o relatório do Grupo Ebeltoft.
“A Choosebase Shibuya redefine o engajamento do cliente combinando descoberta, narrativa e práticas de varejo inovadoras”
Por que é inovador?
Utiliza um modelo de compras OMO
Ao integrar códigos QR e tecnologia de smartphone, os clientes navegam, adicionam itens a um carrinho virtual e compram sem vendedores tradicionais ou carrinhos físicos.
Apresenta layouts de loja dinâmicos
Layouts e ofertas de produtos atualizados com frequência mantêm a experiência de compra inovadora, incentivando visitas repetidas e adaptando-se às rápidas mudanças nas tendências de consumo.
Enfatiza práticas éticas e sustentáveis
A seleção criteriosa de cosméticos livres de crueldade, materiais reciclados e produtos ecologicamente corretos repercute fortemente entre os Millennials e a geração Z, alinhando-se com seus valores.
Imagens: Divulgação