O Walmart alertou nesta quinta-feira, 15, que suas projeções de desempenho estão sujeitas a “incertezas substanciais” ligadas a políticas tarifárias e comerciais, condições econômicas e geopolíticas globais, demanda de clientes e inflação”.
Em balanço divulgado mais cedo, a gigante varejista norte-americana reiterou expectativas de garantir lucro ajustado por ação de US$ 2,50 a US$ 2,60 e avanço de 3% a 4% nas vendas liquidas no ano fiscal de 2026.
Para o segundo trimestre fiscal, o Walmart previu aumento nas vendas de 3,5% a 4,5%, ante projeção do mercado de 3,4%, mas não forneceu projeção de lucro.
“Dada a natureza dinâmica do cenário e a gama de desdobramentos de curto prazo extremamente ampla e difícil de prever, consideramos melhor não fornecer uma previsão específica para o crescimento do lucro operacional e do lucro por ação para o segundo trimestre”, disse o diretor financeiro do Walmart, John David Rainey. “Com uma visão de longo prazo para o ano inteiro, acreditamos que podemos navegar bem e atingir nossa projeção para o ano inteiro,” acrescentou.
Apoio a pequenos negócios
No final de abril, o Walmart anunciou o lançamento do programa “Grow with US”, uma iniciativa voltada para ajudar pequenas empresas norte-americanas a expandirem seus negócios. O presidente e CEO da Walmart U.S., John Furner, destacou que o programa é “parte do compromisso contínuo da empresa em apoiar produtos fabricados nos EUA e os pequenos negócios por trás deles”.
Segundo o Walmart, mais de 60% de seus fornecedores nos EUA são pequenas empresas.
Além disso, a empresa anunciou o “Open Call 2025”, evento que ocorrerá em outubro em Bentonville, Arkansas, onde empreendedores poderão apresentar seus produtos diretamente aos compradores da Walmart e Sams Club, supermercado da mesma rede.
Durante o “Mês do Pequeno Negócio”, a empresa realizará eventos em cidades como Orlando, Kansas City, Baltimore e Austin para selecionar participantes.
Com informações de Estadão Conteúdo (Sergio Caldas).
Imagem: Shutterstock