Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Qual é o seu endereço de Insta?

Redação de Redação
15 de junho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Varejo digital
Tempo de leitura: 2 minutos

“A empresa não tem Instagram? Então essa empresa não existe!”

Palavras da Carol, uma amiga que acabou de fazer uma imersão em um curso de marketing digital.

Nos dias de hoje, a percepção de existir no mundo está muito ligada à exposição através das mídias sociais. Ter ou estar presente nas mídias sociais tornou-se um atestado de identidade ou, no mínimo, de existência. Esse sentimento é válido para pessoas ou empresas.

Antigamente, checávamos se a empresa tinha um endereço ou telefone fixo para decidir pela conclusão da compra no e-commerce. Agora, checamos as mídias sociais. Nossas referências mudaram.

Anos atrás, o endereço ou telefone fixo poderia ser falso. Hoje, diria que está um pouco mais fácil ser enganado. A imagem desejada pode ser criada e, infelizmente ou felizmente, como se diz, popularmente “Uma imagem vale por mil palavras”. Esbarra-se em outros problemas de confiabilidade.

Não necessariamente o que se realmente é ou o que esta sendo realizado está sendo mostrado.  Empresas também tem esse poder de manipular a informação e a imagem. Só para ilustrar a tal da ” ilusão digital” conto sobre um caso recente que escutei em uma reunião com um parceiro de logística. Levantou-se um ponto sobre um famoso aplicativo de comida, onde um restaurante desconhecido pela maior parte das pessoas está disponível e possui um Instagram maravilhoso, repleto de fotos deliciosas. Pode-se jurar que existe um chef de cozinha preparando a comida, quando, na realidade, tem uma cozinha, como diríamos, de “fundo de quintal”. Foi algo que me deixou bastante preocupada e atenta às empresas de pedidos de comida. Enfim, esse é só um caso básico de como um Instagram ou Facebook bem feito pode trazer falsas expectativas.

Por outro lado, as mídias sociais abrem oportunidades enormes para pequenos produtores ou pequenas empresas de expandir negócios fronteiras afora. Para o público, proporciona uma quase infinita possibilidade de escolhas, gerando uma economia mais saudável. Posso escolher comprar de uma empresa que está começando ou é artesanal.

Também recentemente, soube de uma amiga brasileira que produz bolos e doces e foi convidada pela esposa de um sheik dos Emirados Árabes para produzir mais de 10.000 docinhos e bolos para uma festa pequena para 1000 pessoas no palácio. Inclusive, o jato do casal vai buscá-la para a montagem da festa, e todas as passagens, passeios e estadias no melhor hotel do país estão pagos. Tudo porque a mulher encontrou a empresa dela no Instagram e óbvio que ela tinha um diferencial de produtos e estava preparada para atender a esse tipo de cliente. Mas, esse é só mais um caso das muitas possibilidades.

Enfim, não vou me alongar, mas lembre-se: se você ou a sua empresa não está no Instagram ou não existe em nenhuma outra mídia social, provavelmente, ela também não existe ou não vai existir na economia digital.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Forno de Minas ampliará produção em Contagem

Próxima Postagem

Varejo de moda é tema do próximo Programa MERCADO & CONSUMO

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Varejo de moda é tema do próximo Programa MERCADO & CONSUMO

Varejo de moda é tema do próximo Programa MERCADO & CONSUMO

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.