A gigante de tecnologia Microsoft está trabalhando para criar um sistema para rastrear o que os clientes colocam em carrinhos de compra. A intenção é abolir o uso de caixas e as filas. Assim, a empresa pretende ajudar os varejistas a competir com a Amazon, que inaugurou uma unidade do supermercado automatizado Amazon Go, em que o pagamento é feito com celulares e sensores mostram os produtos retirados das gôndolas. A companhia pretende inaugurar mais duas lojas. A Microsoft já apresentou a tecnologia para varejistas e estaria negociando com o Walmart.
Ao ingressar no varejo, a Microsoft poderá ter grandes lucros. A empresa está em segundo lugar na venda de serviços em nuvem, importantes para e-commerces, por exemplo. A companhia perde apenas para a Amazon neste segmento.
Não foi definido ainda quando a companhia lançará oficialmente a nova tecnologia, mas alguns já acreditam que ela poderá ser a grande concorrente da Amazon e uma inovação para o varejo. Gene Munster, chefe de pesquisa da Loup Ventures em Minneapolis estima que o mercado norte-americano de pagamento automatizado vale US$ 50 bilhões. Para ele, a novidade “é o futuro para pagamentos em lojas de conveniências e mercearias”.
A tecnologia seria para conectar dispositivos, reduzindo as transferências para a nuvem e reduzindo custos. O mais difícil seria tornar o preço da tecnologia acessível.
*Informações retiradas do Portal G1
*Imagem reprodução