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Home Artigos

Utilização da tecnologia na relação com os consumidores

Redação de Redação
15 de julho de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Pontos comerciais, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Hirai*

Quando visitamos shopping centers no Oriente Médio, na Ásia, nos Estados Unidos ou na Europa, voltamos sempre com a sensação de que aqui no Brasil não estamos muito distantes do que se pratica lá fora. Existe, porém, um aspecto que ainda se vê pouco por aqui: as mídias digitais e o uso mais intenso da tecnologia, na relação com os consumidores.

No Brasil, ainda vemos muita mídia off-line (adesivos, banners e cartazes) e as interações com as ofertas dos lojistas ainda são muito tímidas. Efetivamente, os shopping centers ainda não são vistos pelos grandes anunciantes e publicitários como mídia. Consequentemente, o faturamento desta frente de negócios acaba sendo muito pequeno e pouco representativo dentro do composto financeiro dos centros comerciais.

Num momento onde este mercado sofre uma de suas maiores crises, com vacância e inadimplência em alta e receitas em baixa, torna-se prioridade buscar novas fontes de receitas e a intensificação da captação de mídia torna-se a grande frente a ser investida. Neste movimento, as mídias digitais abrem grandes oportunidades nesta área. Na comparação com a mídia estática, o digital consegue anunciar uma quantidade infinitamente maior. Sendo assim, ela tende a se torna muito mais acessível para os lojistas.

Segundo uma pesquisa recente da ABRASCE, entre os pontos positivos de se anunciar em shopping center estão a percepção  de um local físico e de um momento ideal para alcançar o target da marca, porque as pessoas estão relaxadas, passeando e dispostas a comprar. É o momento ideal para anunciar, pois o produto anunciado está disponível para compra no mesmo local em que é promovido.

Com o digital, o shopping ganha uma plataforma bastante apropriada para expandir esta tecnologia a seus clientes. Aplicativos mobile, associados a beacons  (aparelhos de proximidade que emitem informações, por meio de bluetooth, diretamente aos smartphones cadastrados) que por sua vez estejam conectadas à diretórios e as telas digitais podem alterar totalmente a experiência de consumo dos frequentadores de shoppings.

Imagine a seguinte situação:

Em casa, você acessa o aplicativo do seu shopping preferido e verifica quais as ofertas especiais estão disponíveis no dia. Chegando lá, o aplicativo mostra as vagas de estacionamento que estão livres. Mostra também a localização das lojas e navega até o local desejado. Ao chegar próximo, recebe uma nova oferta especial no seu smatphone, onde o lojista elegeu algumas ofertas de última hora, baseado no nível do seu estoque. Ao sair da loja, passa em frente de um monitor digital e recebe uma oferta de uma refeição da praça de alimentação.

Lojistas, shopping e clientes tendem a ficarem mais integrados e, consequentemente, todos  podem sair ganhando, gerando mais vendas.

Porque o omnichannel é relevante?

72% de compras online depois de navegar na loja

50% de todas as vendas de varejo é  INFLUENCIADO PELO DIGITAL (“SHOWROOMING”)

78% comprou na loja depois de navegar online (“WEBROOMING”)

*Marcos Hirai ([email protected]) é sócio-diretor da GS&BGH Retail Real Estate

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