Com pouco mais de dois anos de operação, o Pix já é um dos meios de pagamento preferidos do consumidor: 87% dos brasileiros utilizam para suas compras online, segundo pesquisa E-commerce Trends 2025, realizada pela Octadesk e Opinion Box.
“Para o consumidor moderno, a prioridade é não apenas escolher um produto e colocá-lo no carrinho, mas recebê-lo em casa o mais rápido possível. O Pix acelera esse processo, reduzindo o tempo de espera e antecipando a entrega de valor. Em outras palavras, ele não só agiliza o pagamento, mas também ajuda a atender melhor às expectativas dos consumidores,” afirma Rodrigo Ricco, fundador e diretor da Octadesk.
O QR Code também tem ganhado destaque, com 64% dos entrevistados utilizando-o para compras online. Embora 34% conheçam o QR Code sem utilizá-lo, sua crescente aceitação indica uma tendência positiva para as tecnologias de pagamento baseadas em códigos de resposta rápida. As carteiras digitais, como PayPal e Apple Pay, são conhecidas por 50% dos consumidores, mas 44% ainda não as utilizam.
Ricco destaca que oferecer uma variedade de opções de pagamento não só facilita a experiência de compra, mas também impacta diretamente na retenção e no crescimento dos negócios. “Empresas que se adaptam rapidamente às novas tecnologias de pagamento estão melhor posicionadas para conquistar e manter clientes, promovendo uma jornada de compra mais eficiente e satisfatória,” afirma.
Carteira digital
Em agosto, o Banco Central (BC) divulgou as normas para a chamada jornada sem redirecionamento, que utiliza o Open Finance para permitir que pagamentos com Pix sejam feitos sem a necessidade de entrar nos aplicativos de bancos e fintechs ou digitar senhas. A ferramenta permitirá que os clientes paguem com Pix como já fazem com cartões que permitem pagar por aproximação.
O Itaú Unibanco informou que oferecerá Pix por aproximação a partir de outubro, com aceitação pelas maquininhas da Rede. Já o Google inseriu no Google Pay o pagamento via Pix, inicialmente para clientes do C6 Bank e do PicPay.
Imagem: Shutterstock