Esse aumento foi impulsionado por um arrojado projeto de franquias e o fortalecimento dos canais de exportação e multimarcas além, do start do e-commerce, aliado a retomada dos investimentos em publicidade e mídia, a Usaflex viu sua receita saltar de 288 milhões, em 2016, para 409 milhões projetados para este ano.
A expectativa da rede é fechar 2019 com um total de 234 lojas em funcionamento e o faturamento de 330 milhões de sell-out , superando os 247 milhões conquistados em 2018, representando um crescimento de 33%.
Além das lojas franqueadas, a Usaflex possui produtos à venda em mais de 7.400 pontos em redes multimarcas. No mercado internacional, a marca já está presente com seus modelos confortáveis em 51 países, sendo que quatro deles já contam com 17 lojas licenciadas da grife compatíveis ao projeto arquitetônico das franquias.
Quando questionado sobre o segredo do sucesso da Usaflex, que segue crescendo mesmo em meio à desaceleração econômica brasileira, Sergio Bocayuva, CEO da empresa, explica que deve-se ao investimento em dois pilares principais. “Para crescer com segurança deve-se investir em GENTE através de ações buscando as melhores práticas de encantamento, desenvolvimento, engajamento, remuneração, premiação e comemoração.
Isso interfere diretamente nos resultados. Uma prova disso é que somos a única empresa no setor de calçados brasileiro com o prêmio Great Place to Work , com destaque à elevada pontuação quando comparada as outras melhores colocadas no ranking Brasileiro. O outro pilar fundamental é a implantação e desenvolvimento de ferramentas de inovação, o que nos possibilita estar sempre, à frente no mercado”, afirma.
Segundo o executivo, o grande êxito de vendas das franquias pode ser atribuído ao fato de que a Usaflex cumpre o que propõem e entrega produtos de qualidade com foco em conforto. A maioria dos modelos do catálogo da marca são atemporais gerando baixa necessidade de liquidação, o que resulta na elevada rentabilidade das operações.
As vendas por m² de uma franquia da rede são entre 4 a 8 vezes superiores ao mercado tradicional de Multimarcas, isso graças a oferta de um amplo mix de produtos e experiência não oferecido pelas boutiques convencionais.
Sobre o futuro da rede, Bocayuva revela que a Usaflex ainda planeja duplicar o faturamento até 2023, consolidando os novos canais de franquias, exportação e e-commerce com aperfeiçoamento da melhor experiência de compras nas lojas franqueadas.
Outro foco importante está nas áreas industriais, que receberão mais investimentos na automação industrial e desenvolvimento de lideranças. As plantas fabris da Usaflex passaram por uma recente modernização nos últimos anos, fato que resultou na racionalização dos lançamentos com redução do Custo do Produto Vendido ( CPV ). Isso gerou a oportunidade do desenvolvimento da coleção Low-Price e manutenção relativa dos preços no ponto de venda ( PDV ) a longo prazo.
Quanto aos colaboradores, a companhia planeja intensificar os investimentos na capacitação dos quadros da empresa em todo os níveis.
Expandir a presença internacional também é uma das vias do plano de expansão a longo prazo. “Além do incremento de importância do canal com crescimento superior a 200% no período de 3 anos, percebemos o incremento da participação relativa de 2% para 8% sobre os canais de vendas da empresa, gerando a oportunidade da abertura de 100 lojas licenciadas em território internacional, principalmente nos mercados Sul Americano, Europa e EUA”, finaliza o CEO. A expectativa é que a Usaflex feche o ano com um crescimento de 57% em relação ao ano passado.
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