Prevista para chegar no Brasil ainda neste ano, a Temu, marketplace do grupo chinês Pinduoduo, já ultrapassou a Shein em número de acesso nos Estados Unidos, com 108 milhões de views, número 458,8% maior do que a rival, que teve cerca de 19 milhões de visitas no país no mesmo período, segundo estudo da Semrush.
Mesmo sem operar no Brasil, a Temu já desperta o interesse por aqui. Em agosto, o site da marca foi visitado mais de 221 mil vezes pela população nacional. Enquanto isso, a Shein teve cerca de 12,8 milhões de acessos, número 64,3% maior do que o mesmo período de 2022.
“Enquanto nos Estados Unidos a Shein registrou queda em relação ao último ano, por aqui, a empresa continua crescendo. Mas vale lembrar que a Temu ainda não foi lançada. Os dados já mostram esse interesse dos brasileiros em conhecer o novo marketplace, agora vale monitorar se seguiremos a tendência dos norte-americanos ou não”, afirma Erich Casagrande, líder de Marketing da Semrush no Brasil.
Disputa acirrada
Nos Estados Unidos, a dispusta entre as gigantes asiáticas já foi parar até na justiça norte- americana. Em julho, a Temu acusou a Shein de violar as leis antitruste do país, alegando que a concorrente ameaçou e intimidou fabricantes de roupas para impedir que eles trabalhassem com a empresa.
Apesar da rixa, as chinesas ainda estão bem distantes da Amazon, que atinge uma média mensal de 3,4 bilhões de acessos nos EUA.
O principal público-alvo das chinesas é a geração Z. “A Shein tem a proposta de lançar rapidamente uma ampla variedade de itens de moda a preços baixos para que os jovens consigam acompanhar as tendências. A Temu segue a mesma linha, no entanto, o seu catálogo ainda conta com produtos de mais nichos, como eletrônicos e eletrôdomésticos”, afirma Casagrande.
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