As marcas Bateras Beat, Casa do Construtor e Sobrancelhas Design foram as vencedoras da 4ª edição do Prêmio Destaque de Internacionalização 2024, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com o programa Franchising Brasil. A premiação avaliou critérios como inovação, complexidade do mercado, operação e os impactos das franqueadoras no mercado internacional.
Ao todo, 17 marcas participaram do processo, com nove finalistas: Bateras Beat, Casa do Construtor, Chilli Beans, Doutor Sofá, Hope, iGui Piscinas, Oakberry, School of Rock e Sobrancelhas Design. A comissão avaliadora foi composta por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil e profissionais da área Internacional, que analisaram as franquias que apresentaram um processo consistente de internacionalização, apoiado pelas ações de promoção e capacitação do programa.
A Pesquisa de Internacionalização da ABF revelou um aumento de 26,6% nas operações de franquias brasileiras no exterior entre 2022 e 2023, com o número de unidades subindo de 1.717 para 2.175 no período. Esse crescimento superou o registrado no ciclo anterior (2021-2022), que havia sido de 16%.
“O potencial das franquias brasileiras no cenário global ganha destaque e as vencedoras do Prêmio Destaque de Internacionalização não apenas refletem a força e inovação do franchising nacional, mas também demonstram a capacidade de adaptação e resiliência diante dos desafios dos novos mercados. O setor oferece amplas oportunidades, e a internacionalização desponta como uma grande opção de crescimento”, afirma Bruno Amado, gerente de Projetos Internacionais da ABF.
Microfranquias se consolidam como porta de entrada empreendedora
Um estudo realizado pela ABF com seus associados durante o mês de maio revela que o modelo de microfranquias se estabilizou depois de crescer 87% entre maio de 2021 e maio de 2023. Para a ABF, esse resultado, junto a outros dados de maturidade, indica uma maior consolidação do segmento.
Os dados mostram, ainda, que o segmento de microfranquias continua a receber novas entrantes, mas em ritmo menor, enquanto algumas marcas ultrapassam o teto e passam a se enquadrar como tradicionais. São consideradas microfranquias, de acordo com a ABF, as operações que têm investimento inicial de até R$ 135 mil.
“Mais maduro e profissional, o segmento das microfranquias mostra uma movimentação muito interessante de marcas que nascem micro e avançam para o modelo tradicional, assim como marcas já consolidadas que passam a oferecer opções com investimentos mais baixos para atrair novos perfis de investidores e chegar a mercados menores, principalmente cidades do interior com menos de 200 ou 100 mil habitantes. Essa versatilidade abre portas tanto para franqueadores como potenciais franqueados, indicando mais uma vez o caráter de inclusão empreendedora das microfranquias”, afirma Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF.
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