Growth, ou como alavancar o negócio de forma rápida, assertiva e barata

Estratégia foi debatida no último dia da Campus Party Brasil, no Anhembi, em São Paulo

Como fazer o negócio crescer de forma rápida e assertiva, sem aumentar custos? A resposta para essa questão pode estar na estratégia de growth marketing, um dos temas debatidos na Campus Party Brasil de 2021. O evento, que terminou nesta segunda-feira (15), foi realizada pelo Instituto Campus Party e pela Gouvêa Experience, área de eventos da Gouvêa Ecosystem, e teve a Mercado&Consumo como parceira de mídia.

A palestra “Growth & Brand & Codes” contou com a participação de Célio Martinez e Juliana Maia, respectivamente CEO e gerente de Projetos e Operações da Mercado&Consumo, e de Rodrigo Dantas e Friedrich Santana, CEO e co-CEO da Proteína Digital.

A prática se popularizou com as startups, mas hoje pode permear todo tipo de negócio. “Hoje a tecnologia em si, a área de TI, saiu do posicionamento operacional para ser estratégico nos negócios. Com dados, conhecimento e resultado no lugar de incertezas, é possível fornecer informações para apoiar decisões”, disse Rodrigo Dantas.

Growth, ou como alavancar o negócio de forma rápida, assertiva e barata
Célio Martinez, CEO da Mercado&Consumo, Friedrich Santana, co-CEO da Proteína Digital, Juliana Maia, gerente de Projetos e Operações da Mercado&Consumo, e Rodrigo Dantas, CEO da Proteína Digital

Juliana Maia destacou que, quando se fala em marketing, é importante que as empresas usem as técnicas adequadas a cada cliente. “É preciso pensar no que o público quer ver, se ele prefere receber uma mensagem por e-mail, vídeo ou banner, e, a partir dali, montar uma estratégia. É preciso fazer uma leitura do consumo, e não só sair soltando panfleto na rua ou banner no Google Ads”, exemplificou.

A união da tecnologia com a análise de dados é fundamental no growth marketing, ressaltou Friedrich Santana. “Lembrando que, quando se fala de marcas, estamos falando de pessoas e organizações que compartilham dos mesmos objetivos e propósitos. Assim, é preciso pensar em qual o propósito da sua marca na comunidade. Como ela vai gerar novos engajamentos? Esse é o grande trabalho por trás disso tudo”, disse.

Mediador do debate, Célio Martinez destacou que o relacionamento entre marcas e clientes nasce do prestígio e da oferta de conteúdo correto, mas precisa ir além: “É fundamental fazer publicidade com estratégia e tecnologia e ter o mindset focado no planejamento.”

Imagem: Daniel Queiroga

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

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