O Grupo 3corações acaba de lançar o Cafeína Hub, uma plataforma de inovação aberta que pretende atrair novos negócios digitais, incentivar parcerias com startups e abrir um canal com os colaboradores da empresa para se tornarem parceiros no avanço da transformação digital. O grupo é dono das marcas Café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo e Cruzeiro.
Segundo a empresa, o projeto foi desenvolvido também para servir como um facilitador para que o grupo esteja mais conectado com o ecossistema, uma vez que funciona como uma ponte entre o mundo digital e o corporativo, em que a empresa já está estabelecida.
“Nós entendemos que, para avançar a transformação digital do grupo, é necessário, também, ajustar a cultura da companhia. Por isso, decidimos criar o Cafeína para proporcionar iniciativas de conexão com startups e scale-ups que possam agregar benefícios às atividades atuais e aos novos negócios, além de fomentar uma rotina de relacionamento com empresas que ainda estejam escalando e direcionando seu modelo de negócio”, afirma o head de Transformação Digital do Grupo 3corações, Massilon Vasconcelos. “Queremos que este hub seja uma marca, um lugar onde a tecnologia vai entrar, fortemente, trazendo ainda mais agilidade, rapidez, autonomia para as áreas, transparência e novos horizontes de crescimento.”
Projetos criativos
O Grupo 3corações trabalha parcerias com startups e marcas embrionárias há alguns anos. Com o Cafeína, a ideia é amplificar essa atuação no ecossistema e organizar todas as iniciativas, com a atração de projetos criativos que possam ser avaliados, valorizados e implementados a curto prazo.
No primeiro momento, o hub terá dois braços de atuação bem distintos: o Cafeína Open, voltado para o público externo, que é o ambiente para que as startups apresentem seus projetos para a empresa; e o Cafeína Ideias, em que o próprio colaborador do Grupo 3corações poderá propor melhorias na eficiência fabril, operação, processo produtivo, entre outros pontos.
A primeira fase do Open tem o principal objetivo de solucionar dores e gerar oportunidades, enquanto o início do espaço voltado para público interno foca em buscar estratégias que mantenham a excelência operacional, incentivando a criatividade de quem já está envolvido no dia a dia da companhia. Isso, destaca o grupo, “sem deixar de lado os processos de governança e os fluxos padrão que regem a empresa”.
A expectativa é que, já no primeiro ano do Hub, sejam avaliados projetos que possam ser implementados para gerar novos negócios, agregando valor para os consumidores, clientes, fornecedores e colaboradores do Grupo 3corações.
“O Cafeína é um espaço que vem trazer ainda mais fôlego e acelerar a inovação na operação do Grupo 3corações. Queremos incentivar o crescimento de empreendedores que ainda não possuem espaço e ferramentas necessárias para se expandir no mercado, ao mesmo tempo em que, com isso, conseguimos adquirir novas soluções digitais envolvendo, inclusive, nossos colaboradores nessa transformação”, conclui Pedro Lima.
Imagem: Shutterstock